O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) esteve presente no Dia de Campo com Liberação de Variedades RB de Cana-de-açúcar, realizado em 29 de outubro de 2025 na cidade de Paranavaí/PR. O evento ocorreu na Estação Experimental da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), da qual a UFRRJ é uma das integrantes.
Esse Dia de Campo integrou as ações de lançamento das 18 novas variedades RB de cana-de-açúcar liberadas pela Ridesa em 2025, contando com palestras técnicas e apresentação das cultivares. Estiveram presentes cerca de 150 participantes, majoritariamente representantes das usinas parceiras da Ridesa/Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Estiveram presentes no evento o coordenador do PMGCA e professor do Departamento de Fitotecnia (IA/UFRRJ), Willian Pereira, e o pesquisador Celso Bittencourt, do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ).



“A equipe apresentou a variedade RB 128519, lançada pela UFRRJ, que tem mostrado bom desempenho nas condições edafoclimáticas [relativas ao solo e ao clima] da estação experimental de Paranavaí, despertando o interesse de técnicos e produtores da região”, disse o professor Pereira.
Segundo o coordenador do PMGCA, os resultados obtidos reforçam o potencial da variedade desenvolvida pela UFRRJ, que atualmente ocupa mais de 1.600 hectares cultivados na área de atuação do PMGCA e vem se destacando por sua adaptação em diferentes regiões, como no noroeste do Paraná.
(Com informações e fotografias de Willian Pereira – PMGCA/Ridesa/UFRRJ)