Um projeto no qual estudantes de Belas Artes da UFRRJ uniram-se para criar uma publicação coletiva de histórias em quadrinhos está dando o que falar! Trata-se da Plural HQ, resultado de um projeto de extensão conduzido pelo professor Gabriel Castilho na disciplina “História em Quadrinhos II“. A proposta tem o foco de proporcionar aos alunos/artistas independentes a oportunidade de vivenciar uma produção real do mercado criativo, pondo em prática os conhecimentos adquiridos e obtendo como resultado uma coletânea de histórias surpreendentes, dando maior visibilidade ao curso.
Gabriel Castilho explica que hoje a disciplina é um projeto de extensão, que faz parte da curricularização da extensão do curso de Belas Artes. “Quando assumi a disciplina, antes mesmo da Rural divulgar a obrigatoriedade da curricularização da extensão, eu dei a disciplina com esse aspecto, mas ela se concluía com um projeto de extensão normal, e não necessariamente ligado à disciplina como aspecto curricular dela. A minha preocupação com a disciplina era mais do que ensiná-los como fazer histórias em quadrinhos, mas sim, pensar em como os alunos poderiam vivenciar toda a experiência editorial. Muitos estudantes realizam projetos artísticos interessantes, mas depois não sabem o que fazer com eles, e engavetam. Penso que eles precisam vivenciar o mercado, saber como publicar, como procurar editoras e como se autopublicar, para que não passem por esse problema de ter um bom projeto, mas não saber o que fazer com ele”, explica o docente.
No projeto, os alunos escolhem e produzem desde o tema até as ilustrações e a narrativa. O tema dessa edição é “Criaturas sobrenaturais”, e cada estudante desenvolveu de forma livre uma história em quadrinhos dentro desse assunto, tendo histórias de humor, horror, filosóficas, surreais, dentre outras, demonstrando a grande pluralidade de narrativas possíveis. Para que o projeto siga adiante, a turma vem promovendo uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Catarse ( https://
“Partimos para a autopublicação e, com isso, eles analisaram orçamentos de gráficas, estão aprendendo a diagramar, a registrar o ISBN, a tirar uma ficha catalográfica por meio de um profissional, a se divulgar, a vender, e a utilizar toda essa experiência em meios pedagógicos, pois depois do livro lançado, visitaremos escolas mostrando o projeto e realizando oficinas de histórias em quadrinhos com os alunos da rede pública. O financiamento coletivo foi escolhido por ser a forma mais prática de arrecadação de dinheiro para conseguirmos imprimir as tiragens e tornar esse projeto uma realidade. Todo dinheiro arrecadado no Catarse será para a impressão do livro com as histórias em quadrinhos, onde metade da tiragem será dada aos artistas participantes, e a outra metade será posta em pontos de venda e o lucro delas serão doados integralmente para compra de materiais de uso coletivo do curso de Belas Artes”, acrescenta Gabriel.
Dentro das ações de divulgação do projeto, foram realizadas, até agora, colagens de lambe-lambe, uma parceria com o canal de entretenimento Mamakoosa com mais de 70 mil seguidores no Instagram, cujo idealizador é um dos criadores da TV Colosso, uma oficina de Madonnaro, desenhando os personagens das histórias em quadrinhos na frente do P1, além de uma live no canal de entretenimento Cultura Pop – Marcio Chaves. A ideia é que o projeto Plural HQ continue por meio de publicações anuais e que, a cada ano, uma turma da disciplina de História em Quadrinhos 2 esteja à frente do projeto.
“Acho que a grande importância deste projeto é a vivência mais completa do meio. A sala de aula é muito pequena para tudo que deve ser experimentado. É importante que artistas educadores, como formamos no nosso curso, tenham experiências reais de publicação, de eventos, de visitas pedagógicas, e as ações de extensão ajudam muito nisso. Acho que a disciplina ganha muito quando é pensada para além dos muros da universidade”, conclui o docente Gabriel Castilho.
Para acompanhar o projeto, visite o perfil da Plural HQ no Instagram – https://www.instagram.com/plural.hq/
Para contribuir para o financiamento coletivo do projeto, acesse https://www.catarse.me/Plural_HQ
Por Fernanda Barbosa – Jornalista/CCS