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PIBID e Residência Pedagógica concluem com êxito a expansão em maio de 2023
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) são iniciativas do Governo Federal, implementados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) que visam promover a permanência, aprimorar a formação inicial docente dos cursos superiores de licenciatura e contribuir para melhorar a qualidade da educação básica pública do Brasil.
Apesar do curto espaço de tempo para a mobilização docente, seleçao de bolsistas e realização da implantação das novas bolsas, pode-se dizer que a expansão do PIBID e da Residência Pedagógica na UFRRJ, em maio de 2023, foi um sucesso. A expansão foi promovida pela CAPES/MEC por meio de 2ª chamada dos editais 2022/2024, lançada em 29 de março de 2023.
Após a expansão, a UFRRJ passou a ter 930 licenciandos vinculados aos dois programas de formação docente. Deste total, 88,5% são bolsistas e 11,5% voluntários atuando em 77 escolas da educação básica. No âmbito da expansão, em termos percentuais houve um aumento de 57,6% no quantitativo de discentes e de 79% no número de escolas de educação básica vinculadas aos programas. A partir de junho de 2023, considerando o total de discentes nas Licenciaturas (5.211 em 07/06/23), cerca de 18,0% participam do PIBID e PRP em escolas públicas de 8 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Às Coordenações Institucionais, Coordenadores de Área, discentes envolvidos e supervisores, o reconhecimento institucional pelo relevante esforço e trabalho que fortalece a permanência e a qualificação da formação docente ao tempo em que contribui com as escolas públicas de forma interativa e colaborativa.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
O PIBID é implementado pela CAPES/MEC tendo a finalidade de conceder bolsas de iniciação à docência para discentes de cursos de licenciatura, coordenadores e supervisores de escolas públicas da educação básica. O objetivo é propiciar vivências aos discentes, valorizar e fortalecer a formação de professores de forma articulada com as escolas públicas. Podem ingressar no PIBID discentes até o 5º período dos cursos de licenciatura.
Atualmente o PIBID reúne 13 subprojetos que estão em desenvolvimento nos seguintes municípios: Seropédica, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Mesquita, Nilópolis e Itaguaí.
A professora Andressa Esteves, atual Coordenadora Institucional do Programa, explica que o esforço para a realização da expansão vai ao encontro da nova política de valorização da educação básica anunciada pelo Ministério da Educação.
Segundo Andressa, “Para não perder tempo, os núcleos do PIBID/UFRRJ já estão a todo vapor, com as reuniões de trabalho acontecendo e as estratégias sendo colocadas em prática, mostrando toda a animação dos participantes do programa nesta nova fase”. 
A expansão PIBID correspondeu a um aumento de 2,75 vezes no quantitativo de bolsistas de graduação da UFRRJ, duplicando número de supervisores. Ao mesmo tempo, houve um incremento de cerca de 2,5 vezes no número de escolas da educação básica (municipais, estaduais e federais) envolvidas no Programa.
Confira a tabela comparativa do PIBID antes e após a expansão em maio de 2023.
AMPLIAÇÃO DE BOLSAS ACADÊMICAS – PIBID/UFRRJ |
MODALIDADE DE BOLSAS |
2022 |
Edital de expansão
2023 |
Discentes bolsistas |
192 |
528 |
Discentes voluntários |
46 |
46 |
Total de discentes |
238 |
574 |
Docentes da UFRRJ (Coordenadores de Áreas) |
21 |
32
(22 bolsistas e 10 voluntários) |
Professores da rede básica de ensino (supervisores) |
25 |
65 |
Discentes voluntários |
46 |
46 |
Número de Escolas de Ensino Fundamental no Programa |
19 |
47 |
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Programa de Residência Pedagógica (PRP)
O PRP compõe a Política Nacional de Formação de Professores e busca aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, a partir da imersão do licenciando nas escolas de educação básica. Podem ingressar no PRP discentes do 5º período em diante.
Na UFRRJ, o programa abrange 13 subprojetos, compostos por 19 cursos de licenciatura, distribuídos entre escolas de sete municípios: Itaguaí, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Resende, Saquarema e Seropédica.
A expansão representou um aumento de 1,6 vezes no número de bolsistas do PRP, de 35% no número de supervisores e de 25 % no número de escolas municipais e estaduais. Nesta edição do PRP a novidade é participação de discentes da Educação a Distância do Curso de Licenciatura em Turismo.
Para Ivo Abraão, Coordenador Institucional do PRP “A ação da CAPES reforça o poder da esperança para o olhar da educação, principalmente em Programas tão relevantes para a integração da Educação Básica com a Educação Superior, como o PIBID e PRP, onde ambos os segmentos educacionais têm muito a contribuir um para com o outro”. Complementou afirmando que “A expansão exigiu uma demanda de trabalho, o qual nos esforçamos para conduzir garantindo a manutenção da qualidade do trabalho que vinha sendo realizado nos subprojetos em execução”. Por fim, concluiu que “É importante destacar que a expansão, viabilizada pelas cotas adicionais concedidas pela CAPES, caracteriza-se pela adição de novos integrantes aos projetos em andamento. Nessa perspectiva, a ambientação dos novos participantes, sobretudo através do acolhimento por parte do grupo ativo, é uma ação de essencialidade, a qual já se encontra em execução a partir da convocação dos novos residentes e preceptores no primeiro dia do mês de junho de 2023”.
A tabela mostrando os números antes e após a implementação das cotas adicionais do PRP/UFRRJ.
AMPLIAÇÃO DE BOLSAS ACADÊMICAS
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFRRJ |
MODALIDADE DE BOLSAS |
2022 |
Edital de expansão
2023 |
Discentes bolsistas |
255 |
345 |
Discentes voluntários |
43 |
61 |
Total de discentes |
298 |
406 |
Docentes da UFRRJ |
29 |
31 (23 bolsistas e 08 voluntários) |
Professores da rede básica de ensino (supervisores) |
51 |
69 |
Número de Escolas de Ensino Fundamental no Programa |
24 |
30 |
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