Apresentações de Iniciações Científicas promovem reflexão no câmpus Seropédica

A sessão oral de Ciências Sociais Aplicadas continuou na tarde do segundo dia, 11 de novembro, da 12ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e da 6ª Reunião Anual de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) da UFRRJ. Discentes, docentes e pesquisadores dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas reuniram-se para apresentar, discutir e avaliar alguns projetos.
Alguns dos projetos dessa sessão são dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Jornalismo. As apresentações levantaram debates críticos sobre justiça social e acesso igualitário à cidadania. No final do evento serão selecionadas as três apresentações de maior pontuação para ganharem destaque na RAIC e RAIDTec.
A discente do segundo período de Jornalismo, Rafaela Leondy, apresentou o projeto “Cartografia Social: práticas comunicacionais para o desenvolvimento territorial sustentável da pesca artesanal caiçara em Itaguaí”. A iniciativa tem como objetivo utilizar a comunicação para auxiliar a comunidade caiçara do Rio de Janeiro na conquista de seus direitos, por meio de uma linguagem simples, clara e acessível. O projeto também pesquisa maneiras de tornar a linguagem mais compreensível para ampliar o acesso da população às informações sobre seus direitos e analisa as estratégias de escuta ativa adotadas pelo Projeto “Pescantar”, parceria entre a UFRRJ e o Ministério da Pesca.
Por meio de oficinas de cartografia socioprodutiva, os universitários atuam como mediadores entre a comunidade caiçara e as autoridades responsáveis por atender suas demandas. Nessas atividades, são mapeados os territórios de acordo com as necessidades locais, promovendo o diálogo entre os moradores e o poder público e contribuindo para o fortalecimento da identidade e da autonomia da população caiçara.
Texto: Karoline Reis e Yarin Baltar, estudantes de Jornalismo
Foto: Karoline Reis
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.