No dia primeiro de setembro de 2023, o Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IF/UFRRJ) sediou o “I Workshop de Pesquisas com Biomassa e Carbono em Ambientes Florestais”, um evento de grande relevância para estudantes, docentes e profissionais de Engenharia Florestal.
A abertura do evento foi marcada pelas boas-vindas proferidas pelos professores Jarbas Queiroz, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais (PPGCAF/UFRRJ), e Roberto Lelis, diretor do Instituto de Florestas.
As palestras começaram com o professor Vinícius Morais, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que compartilhou suas pesquisas sobre a quantificação de carbono no bioma cerrado do estado de Minas Gerais. O docente detalhou suas contribuições significativas na avaliação do carbono presente na serrapilheira, raízes de plantas e no solo em todo o estado de Minas.
Em seguida, o pesquisador da Embrapa Solos, doutor Fabiano Balieiro, cativou a audiência com sua palestra intitulada “Estoque de Carbono no Solo de Biomas Brasileiros”. Ele apresentou seu amplo conhecimento nesta área de conhecimento, além de apresentar seus principais resultados observados em pesquisas relacionados a essa temática, envolvendo plantios mistos de espécies florestais, a atividade microbiana do solo e suas influências nas formas de carbono encontradas nesse componente.
Por fim, o professor Hassan David, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criador do projeto Tropical Biomass and Carbon, apresentou sua palestra intitulada “Quantificação de Carbono, Florestas Tropicais e o Ambiente Extremistão”. Ele explorou os desafios da modelagem matemática da biomassa aérea de espécies florestais em ambientes extremos, como encontrados na Floresta Amazônica, que apresenta árvores de grande porte.
O evento foi gratuito, sendo disponibilizadas 50 vagas, que foram esgotadas rapidamente, demonstrando a relevância atual do tema. A audiência contou com a participação de discentes de graduação e pós-graduação do Instituto de Florestas, além de docentes e profissionais com interesse na temática, que em conjunto proporcionaram um rico debate sobre os tópicos abordados no workshop.
Idealizada pelos professores Emanuel Araújo (DS/IF), Marco Monte (DS/IF), Natane Amaral (DS/IF), Rafaella Curto (DCA/IF), Jarbas Queiroz (DCA/IF) e pelo pesquisador Danilo Ataíde (PPGCAF), a programação contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais (PPGCAF).
A organização do workshop foi feita pelo Laboratório de Mensuração e Manejo de Florestas (LAMFLOR).
Confira a galeria de fotos do evento:
Com informações do Núcleo de Informação e Documentação Florestal (NIDFLOR) do Instituto de Florestas (IF/UFRRJ). Edição: CCS/UFRRJ.