Os professores do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Luís Américo Calçada, Cláudia Miriam Scheid e Luiz Augusto da Cruz Meleiro, foram reconhecidos com o Prêmio Inventor Petrobras 2025 pelo desenvolvimento do projeto “Método de Monitoramento e Diagnóstico de Anomalias de Propriedades de Fluido de Perfuração e Mídia de Armazenamento Legível por Computador”.

Além dos professores da UFRRJ, a patente também envolve a participação dos pesquisadores Moacyr Nogueira Borges Filho e Thales Pereira, que atuam no Laboratório de Escoamento de Fluidos (LEF/UFRRJ), dos engenheiros Alex Tadeu Waldmann e André Leibsohn Martins, engenheiros do Cempes/Petrobras, e do professor José Carlos Pinto (PEQ/COPPE/UFRJ), reforçando o caráter colaborativo e interdisciplinar do projeto, integrando universidade, laboratório e indústria. A cerimônia de premiação ocorreu no Impatech, em 19 de agosto de 2025.
Inovação na identificação de propriedades críticas em fluidos de perfuração
A inovação, desenvolvida em parceria com a Petrobras, permite identificar propriedades críticas em fluidos de perfuração no processo de perfuração de poços de petróleo, fornecendo dados essenciais para o diagnóstico de anomalias e otimização das operações na indústria de petróleo, aumentando segurança e confiabilidade nos processos.
O projeto foi conduzido pelo LEF/UFRRJ, que mantém colaboração com a Petrobras/Cempes há mais de 20 anos, consolidando sua trajetória de pesquisa aplicada e inovação tecnológica. O reconhecimento evidencia a contribuição da UFRRJ para o avanço científico e tecnológico na engenharia de petróleo, destacando seu compromisso com formação de excelência, pesquisa de ponta e inovação aplicada.
Saiba mais sobre o Laboratório de Escoamento de Fluidos Giulio Massarani em https://lef-ufrrj.com.br/