Dois pesquisadores ligados à UFRRJ foram entrevistados pela BBC News Brasil em matéria sobre a Cúpula do Bric, que ocorre na África do Sul entre 22 e 24 de agosto. O bloco – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – responde por 26% de toda a riqueza do planeta e detém 40% da população mundial. De acordo com o autor do texto, o jornalista Leandro Prazeres, “especialistas e diplomatas acreditam que [a reunião] pode ser decisiva e ter impactos na geopolítica mundial”.
Um dos especialistas ouvidos foi o professor de geopolítica da Rural e pesquisador visitante da Universidade Fudan (China), Pablo Ibanez, que analisou a pressão da China para a entrada de novos membros no Brics:
“Pela forma como está conduzida e a velocidade de novos proponentes, parece não haver saída e o Brasil percebeu isso […] são duas visões, uma da presidência, mais favorável, pois entende que fortaleceria o Sul Global, e outra do Itamaraty, mais reticente, pois necessariamente diluiria o grupo, aumentaria a proeminência chinesa e ainda carece de melhor estudo sobre as formas e os critérios de adesão”, disse o docente à BBC Brasil.
Outra entrevistada foi a professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Marília Pimenta, que também integra o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais (Lieri/UFRRJ).
Para ler a matéria na íntegra, acesse https://tinyurl.com/3wkxxuv6
Imagem: BBC News Brasil
Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)