O engenheiro agrônomo Willian Pereira, do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ), concedeu duas entrevistas para a Rede Record nos dias 15 e 30 de agosto de 2023. Nas ocasiões, Pereira abordou o impacto da variabilidade climática e da precipitação na produção agrícola no norte fluminense, com destaque para a cultura da cana-de-açúcar.
Na primeira entrevista, Willian explicou como a instabilidade climática durante o período agrícola de inverno pode afetar as lavouras em função de fatores locais, como o tipo de solo, as culturas cultivadas, as práticas agrícolas e o histórico climático da região. Ele também enfatizou a importância da adoção de práticas de manejo adequadas, investimentos em tecnologias agrícolas (como estufas e sistemas de irrigação) e a necessidade de planejamento para lidar com diferentes cenários climáticos.
Já na segunda participação, o agrônomo da Rural concentrou sua atenção na importância do volume de chuvas ocorrido no mês de agosto na região norte fluminense. Ele destacou que a disponibilidade de água no solo desempenha um papel crucial no cenário agrícola local, afetando diretamente a produção das culturas, incluindo a cana-de-açúcar.
Assista à segunda entrevista em: https://youtu.be/c0ZiDP9GDgU?si=x0DQnLcXuC3Hxgbn
Texto e foto: CCG/UFRRJ
Edição: CCS/UFRRJ