Artigo aborda a criação de uma máquina colhedora de cana-de-açúcar, desenvolvida em parceria com especialistas da Alemanha e da Pesagro-Rio
Por Gabriela Lessa, estagiária de jornalismo do CCG/UFRRJ
O pesquisador Carlos Frederico Veiga, do Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ), é um dos colaboradores do livro internacional ‘Strategies and Tools for a Sustainable Rural Rio de Janeiro’. Lançado neste mês, o e-book está disponível para compra online em https://bit.ly/2RPvlsT
O livro contém 31 capítulos, escritos por pesquisadores e profissionais do projeto germano-brasileiro ‘Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro’ (Intecral). A obra traz temas como agricultura, biodiversidade, gestão da água, adaptação às mudanças climáticas e gestão ambiental na Mata Atlântica.
Tecnologia para pequenos e médios produtores
Carlos Frederico divide a autoria do capítulo 9 com Carl-Friedrich Gaese, José Márcio Ferreira e Torsten Meyer. O artigo trata da pesquisa feita em conjunto com especialistas da Pesagro-Rio e também do Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), de Colônia, na Alemanha.
Esses pesquisadores desenvolveram uma máquina colhedora que trabalha acoplada a pequenos tratores, com o objetivo de fazer colheita sem queima da cana-de-açúcar, sendo mais eficiente em pequenas áreas. Esta é uma alternativa para pequenos e médios produtores que não encontram no mercado máquinas que possam atendê-los, devido ao custo elevado e dificuldade em operarem em pequenas áreas.
A máquina está na fase final de teste e foi apresentada no Rio Agro Cana, em 2017. Sua implantação no mercado permitirá que se cumpra a Lei 5990, de 20 de junho de 2011, que determina a redução gradativa da queima de cana-de-açúcar no Rio de Janeiro até 2024.