Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP) da UFRRJ, coordenado pelo professor Francisco Gerson Araújo, foi destaque no Globo Repórter na última sexta-feira, dia 20 de agosto.
A matéria integra o papel de múltiplos atores no desenvolvimento de pesquisas, como gestores, técnicos, fotógrafos e cientistas em prol da conservação de peixes ameaçados de extinção na Reserva Biológica de Guaratiba (Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro).
A reportem aborda o procedimento amostral para captura de rivulídeos sazonais e perenes, um dos grupos de peixes continentais mais ameaçados de extinção no Brasil. Os rivulídeos sazonais, conhecidos como peixes das nuvens, apresentam elevado endemismo e um ciclo biológico peculiar, associado ao ciclo chuvoso. Já os rivulídeos perenes do mangue, especialmente Kryptolebias hermafroditus (e seu congênere caribenho), são um dos únicos vertebrados conhecidos capazes de realizar autofecundação e gerar uma prole de descendentes composta basicamente por clones, como explica Gustavo Guedes, biólogo e mestrando em Biologia Animal da UFRRJ.
Para assistir a reportagem completa, visite: https://globoplay.globo.com/v/