A Revista Afirmativa publicou a reportagem “Personagens históricos que a escola não ensinou: conheça a trajetória política de cinco intelectuais negros do século XIX”, baseada na pesquisa desenvolvida por Maria Eduarda Abreu Cavalcante, mestra e doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em sua pesquisa de doutorado em História Social, Maria Eduarda propõe uma análise comparativa das trajetórias de cinco intelectuais negros do século XIX — Francisco Salles Torres Homem, Antônio Pereira Rebouças, Francisco Gê Acabaya Montezuma, Joaquim Cândido Soares de Meirelles e Joaquim Saldanha Marinho.
O estudo investiga os desafios enfrentados por estes indivíduos enquanto homens de cor inseridos em uma sociedade racialmente hierarquizada e escravista.

A reportagem enfatiza o papel da pesquisa em romper com narrativas que restringem a história da população negra às experiências da escravidão, evidenciando a atuação política e social dos negros na construção da nação brasileira. Ao mencionar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, o texto convida à reflexão sobre a relevância de estudos como este, que contribuem para repensar o ensino de História e ampliar a valorização das trajetórias negras no Brasil.
Link da reportagem: https://revistaafirmativa.com.br/personagens-historicos-que-a-escola-nao-ensinou-conheca-a-trajetoria-politica-de-cinco-intelectuais-negros-do-seculo-xix/