A terça-feira (11) da Semana Rural 2023 foi marcada pela palestra sobre o manejo de rebanhos com cães de pastoreio no Instituto de Agronomia (IA). No final do evento, o professor do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) de Seropédica, Marcelo Lobo Paes, demonstrou, na prática, como funcionam as técnicas de manejo de rebanhos com os cães da raça Border Collie.
Marcelo Lobo é coordenador e organizador do projeto de extensão que acontece no CTUR intitulado “Manejo de rebanhos com cães de pastoreio”. A equipe do projeto consiste em alunos do Instituto de Floresta, Veterinária, Zootecnia, Agronomia e outros cursos vinculados à UFRRJ.
“Hoje o objetivo foi socializar, didaticamente, o público externo com o desenvolvimento do projeto cães de pastoreio da UFRRJ. A gente quer mostrar à comunidade do entorno o que nós fazemos, e aprender com eles o que podemos fazer para adequar o nosso trabalho à realidade dessas pessoas’’, afirma Marcelo.
As diferenças entre os cães de pastoreio, explicações de comportamento dos cães, informações sobre o adestramento dos animais e discussões sobre o mercado de cães adestrados foram o centro dos debates na Casa Amarela, próximo ao lago do IA.
“Eu vim para aprender e poder aplicar esse conhecimento no meu trabalho, que envolve cavalos e cachorros. É importante para zelar pela segurança dos cachorros que tem lá e a dos cavalos também”, afirma Elizabeth Magalhães, formada em Zootecnia pela UFRRJ.
Ao final das palestras e práticas, alguns brindes foram distribuídos para quem acertasse questões relacionadas ao manejo de rebanhos e cães de pastoreio.
Para fazer parte do grupo de extensão, basta entrar em contato com o CTUR e conferir as inscrições.
Serviços
Instagram do projeto: @caesdepastoreio.rural
Texto: Matheus Mendonça, bolsista da CCS
Fotos: João Pedro Bertolino, bolsista da CCS