Texto: Thaís Melo e Uli Campos Leal*
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2020 terá um desafio a mais para a sua realização. Devido a pandemia de covid-19, o evento deste ano será realizado virtualmente. A meta da organização é repetir o sucesso dos anos anteriores, mas sem que as pessoas precisem sair de suas casas.
O evento nacional, que está na 17ª edição, acontece anualmente em todo o país e, neste ano, tem como tema geral “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. A programação é variada e oferece atividades que mostrem aos participantes como a tecnologia e a ciência estão presentes em seu cotidiano. Assim como nos anos anteriores, a semana é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proext) e é aberta a toda a sociedade.
Para evidenciar a mudança no formato do evento o subtema adotado pela Rural será “Conhecimento para todos: Rural de telas abertas”. Este ano a SNCT na UFRRJ é coordenada pelas professoras Andressa Esteves, do Departamento de Química Orgânica (IQ) e Karine Vargas, do departamento de Geografia (IA). Além disso, o evento conta com a ajuda de uma comissão formada por 40 docentes e técnicos de todos os Institutos e câmpus da Universidade Rural. Em entrevista, Andressa Esteves relatou que embora exista uma preocupação da comissão organizadora devido ao formato do evento, também existe o lado positivo de tudo ser realizado virtualmente, como a possibilidade de que pessoas de outros estados participem sem que precisem se locomover.
Em entrevista a professora disse que é a primeira vez que está coordenando um evento deste tamanho. No caso deste ano, onde o evento será completamente online, a professora afirma que o desafio é maior. “É um desafio dobrado porque as reuniões são virtuais, as seleções de trabalhos, além de que o próprio evento será totalmente virtual. Assim, há uma incerteza de como será a adesão de participação dentro e fora da universidade”, explicou.
Porém, apesar do receio, Andressa afirmou que as expectativas são grandes. Segundo a docente, o comprometimento da comissão organizadora, se tornou um estímulo na hora de planejar todas as etapas. “Temos um bom time na comissão organizadora, disposto a realizar uma boa divulgação tanto entre os colegas, para a inscrição de propostas, quanto na divulgação nas escolas e outras instituições para termos uma boa adesão de participantes externos”. Além disso, ela espera que com o formato do evento, o alcance seja maior. “Temos a oportunidade de ampliar a divulgação da nossa Universidade para todo o país”, disse a professora.
Andressa Esteves afirmou que o objetivo principal é aproximar a Universidade das comunidades dos municípios do entorno. “O tema deste ano é Conhecimento para todos: Rural de telas Abertas, e um dos objetivos é mostrar que mesmo de modo virtual a universidade pode acolher a comunidade realizando oficinas, cursos, passeios virtuais e outras tantas atividades que serão oferecidas”, detalhou. “Temos a oportunidade de mostrar que a universidade também é espaço para pequenos produtores, para acolhimento da população, para divulgação da arte local, entre tantos outros trabalhos que envolvem a interação comunidade-universidade”, finalizou.
A professora também se mostrou grata pela oportunidade. “Agradeço aos Pró-reitores de Extensão Roberto Lelis e Gabriela Rizo pela oportunidade e confiança”, ressaltou. Além disso, Andressa Esteves reafirmou a importância da SNCT para as instituições federais. ‘’A SNCT é a oportunidade máxima da universidade se integrar as comunidades ao redor dela. E, mais ainda de divulgar para a sociedade em geral, o que é feito dentro da universidade, não só em termos de pesquisa e ensino, mas também em extensão. Mostrar que a universidade trabalha, e muito, em prol da sociedade como um todo, que não é um espaço somente para elites intelectuais e sim para todos que se dispuserem a conhecê-la”, explicou a coordenadora.
O evento deste ano acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro e vai contar com: divulgação de cursos, produtos dos projetos ou programas; minicursos online; oficinas virtuais; passeios virtuais em acervos e museus da UFRRJ; LabCiência virtual em laboratórios de pesquisa da Rural; mesas redondas online e mostras científicas, artísticas e culturais virtuais, em formato de vídeo ou transmissão online. Tudo isso disponível gratuitamente e com emissão de certificados para para os participantes e proponentes.
Para saber mais:
Clique aqui para matéria sobre a SNCT do ano passado;
Clique aqui para ler o edital de proponentes e de voluntários.
Comunicação Proext*