Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Orçamento da UFRRJ para 2018

Orçamento da UFRRJ para 2018

A UFRRJ realizou a totalidade de empenhos dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e liberados pelo governo central para este ano. Algumas emendas parlamentares ainda não foram autorizadas, mas os processos estão tramitando e serão empenhados assim que houver a liberação pelo governo, o que deve ocorrer até o fim do ano. Destes, os principais projetos são: a construção de pavilhão de aulas e urbanização do Câmpus de Nova Iguaçu; reforma e ampliação do prédio da Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador; instalação do sistema de exaustão e conclusão da primeira fase do Restaurante Universitário (RU) de Seropédica; e realização de obras e reformas no Câmpus de Três Rios. 

Os recursos do orçamento ordinário de 2017 foram destinados a: compra de aparelhos de ar-condicionado para o novo prédio da Biblioteca Central (BC), no Câmpus Seropédica; finalização das obras internas deste prédio (BC) e das subestações do complexo do Anatômico (ICBS) e do Hotel Universitário; e reforma e modernização da subestação do datacenter. A inauguração do prédio da biblioteca deverá ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

Além disso, com medidas institucionais, a UFRRJ recebeu, em novembro, transferência de recursos do Ministério dos Esportes para iniciar reformas e iluminação das quadras poliesportivas da Praça de Desportos.

Para o orçamento de 2018, na primeira reunião da UFRRJ com o MEC sobre o assunto, indicamos como obras prioritárias aquelas relacionadas a: 1) Conclusão e/ou avanços nas obras paradas; 2) Atendimento a órgãos de controles e Ministério Público; e 3) Acesso ao Câmpus  Seropédica. As obras são:

  • – Urbanização do prédio da Biblioteca Central;
  • – Finalização das obras do Hotel Universitário;
  •  – Complementação dos prédios de aulas práticas (PAP): laboratórios da Física e manutenção dos pavilhões existentes;
  • – Recapeamento da entrada do prédio principal do Câmpus Seropédica;
  • – Início das obras de acessibilidade nos prédios da UFRRJ (IE, ICA e ICHS);
  • – Complementação de recursos para a reforma da segunda fase do RU.

Ainda para 2018, a Rural obteve R$ 8,1 milhões em recursos de emendas parlamentares, tanto para capital quanto para custeio. Comparada a 2017, houve um aumento de captação superior a R$ 2 milhões, o que significa uma acertada estratégia de atuação da Instituição junto ao Congresso Nacional (ver figura em destaque). Entretanto, sabemos que há uma distorção em nosso país, quando recursos que deveriam ser complementares ao orçamento corrente se tornam os mais relevantes. Universidades deveriam ser mantidas fundamentalmente pelo MEC e não por emendas parlamentares.

A Administração Central da UFRRJ considera os recursos de emendas, na conjuntura atual, fundamentais para concluirmos obras prioritárias da instituição. São recursos oriundos da tributação da população brasileira e aprovados na LOA. As emendas são muito disputadas por vários órgãos públicos das diversas esferas da federação, e é nossa responsabilidade recuperá-los para a educação, sem contrapartidas. Assim, apesar do contexto ser cada vez mais desfavorável ao setor público, se mantidas as previsões para as emendas, a UFRRJ terá recursos para a realização de obras e reformas.

Com o objetivo de proporcionar uma decisão participativa da execução dos recursos, foi aberto um fórum com conselhos e entidades (DCE e ADUR). E com base nestas discussões, ficou decidido o uso de recursos para os seguintes projetos:

 

  • – Reforma e ampliação do Hospital Veterinário;
  • – Complementação da segunda fase da reforma do RU;
  • – Início das reformas dos alojamentos e da CAUR;
  • – Equipamentos e reformas no Câmpus de Três Rios;
  • – Reformas no CTUR;
  • – Reforma dos andares do prédio da Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro;
  • – Reformas e compras de equipamentos para a segurança nos Câmpus;
  • – Construção do poço artesiano no Câmpus de Campos dos Goytacazes;
  • – Conclusão de reformas de laboratórios de Jornalismo e Química.

Além disso, em relações institucionais com o Ministério dos Esportes, vamos pleitear  mais recursos para reformas da Praça de Desportos.

Dessa forma, a Administração Central continuará seus esforços em captar recursos a fim de que as dificuldades previstas para o ano de 2018 sejam superadas com a finalização de obras e o incremento da qualidade de vida, essenciais para nossas rotinas acadêmicas.

Administração Central


Postado em 15/12/2017 - 11:46 - Atualizado em 21/12/2017 - 11:38

Notícias Relacionadas

Nota de Solidariedade à deputada estadual Marina do MST
CEPE aprova Chamada Pública com a finalidade de distribuição de 22 novas vagas docentes em regime de 40 horas com dedicação exclusiva
Nota das instituições de ensino do RJ sobre PEC que prevê mensalidade em universidades públicas
Reiteração das medidas recomendadas para o retorno seguro às atividades presenciais
Aulas presenciais na UFRRJ serão retomadas em 7 de março

Últimas Notícias

Skip to content