A 8ª Semana Acadêmica de Jornalismo da UFRRJ começou com uma imersão nos bastidores da produção audiovisual. Realizada em 3 de novembro, a oficina “Audiovisual na prática: do set à finalização” trouxe o cenógrafo e roteirista Paulo Santoro e o designer Enzo Santoro ao auditório Paulo Freire para discutir os bastidores do audiovisual e as novas tecnologias do setor.
Paulo Santoro relembrou os bastidores de sua carreira como cenógrafo, até se tornar diretor de programas do SBT, como Bom Dia & Cia, Topa Tudo Por Dinheiro e Mara Maravilha Show. Quando perguntado sobre como foi se adaptar às mudanças tecnológicas da televisão, o roteirista destacou a necessidade de estar sempre atualizado para acompanhar o ritmo do mercado de trabalho.
De produções independentes, como Bento e Totó, a novelas e séries da TV Globo, Enzo Santoro explicou mais sobre o trabalho de um designer de efeitos visuais através de edições feitas por ele. Assim como Paulo, Enzo comentou sobre o uso de inteligência artificial para melhorar a qualidade dos projetos. “Hoje a IA viabiliza coisas que seriam impossíveis com o orçamento e a equipe que normalmente temos”, afirmou.
A oficina proporcionou um olhar atento às etapas que antecedem o resultado final exibido nas telas. Paulo e Enzo ainda destacaram que as redes sociais e ferramentas digitais de hoje, como a IA e softwares gratuitos, permitem que as pessoas iniciem produções independentes com maior facilidade.
A Comunicar segue até sexta-feira (7), com dez eventos programados no auditório Paulo Freire, no ICHS da UFRRJ.


Texto: Luísa Belmont – Curso de Jornalismo da UFRRJ.
Revisão editorial: Giovana Barbieri – Curso de Jornalismo da UFRRJ.