O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma das principais instâncias de reconhecimento literário e acadêmico no Brasil. Na edição de 2025 da premiação, o livro “Financeirização: crise, estagnação e desigualdade”, organizado por L. Lavinas, N.M. Martins, G.L. Gonçalves e E. Van Waeyenberge (Editora Contracorrente, 2024) está entre os cinco finalistas na categoria de “Economia”. A obra, que integra mais de 60 autoras e autores, faz uma profunda reflexão sobre os impactos da financeirização na sociedade e na economia atual, tanto brasileira como internacional.
O professor Sergio Pereira Leite, do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS/ICHS) e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), assina um dos capítulos, intitulado “Estado e financeirização da agricultura brasileira: transformações em curso e implicações sociais, políticas e econômicas”, resultado de suas pesquisas sobre o tema, bem como dos estudos coletivos levados a cabo pelo Grupo de Estudos em Mudança Social, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP), do qual ele é o coordenador.
Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 05 de agosto, durante a cerimônia de premiação. Acesse: https://www.premiojabuti.com.br/academico/