Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > O que fazer diante do quadro orçamentário insuficiente de 2015?

O que fazer diante do quadro orçamentário insuficiente de 2015?

Quando falamos sobre o financiamento das Universidades e serviços públicos, existem dois aspectos importantes: o orçamentário e o financeiro. Neste texto, vamos tratar do orçamento.

 

O orçamento de cada instituição é aprovado anualmente pelo Congresso Nacional na forma da Lei Orçamentária Anual (LOA). Em julho de 2015, o orçamento do Ministério da Educação (MEC) sofreu uma redução de R$ 9 bilhões. Para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), isto resultou num corte 10% no orçamento destinado ao custeio (funcionamento e manutenção) e de 47 % no orçamento de investimentos (obras, material permanente e equipamentos).

 

O orçamento da UFRRJ destinado ao custeio na LOA 2015 foi de R$ 61.512.830. Com o corte de 10% sobre o orçamento inicial, o montante disponível para custeio foi reduzido a R$ 56.291.309,58.

 

Com base nos valores dos contratos de terceirização em vigor, nos seus reajustes anuais e na renovação de grande parte dos contratos, a projeção de comprometimento do custeio neste item de despesa, até o final de 2015, atingiria cerca R$ 29.000.000, correspondendo a 51,5% do valor total do limite orçamentário disponível após o corte. Considerando as demais despesas (água, energia, bolsas, etc.), haveria um déficit estimado de cerca de R$ 13.800.000.

 

Segundo estudos do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), a inflação incidente sobre a matriz Orçamentária de Custeio e Capital (OCC) – somada ao crescimento das universidades federais, entre 2009 e 2013 – exigiria uma correção de 25,15% sobre o orçamento de custeio e capital de 2014. Nas negociações com o governo federal, relativas ao orçamento 2015, o reajuste da matriz foi de 14,7%, muito abaixo, portanto, da inflação e do crescimento do sistema. Assim, a situação de insuficiência orçamentária, pós-expansão Reuni, é generalizada nas Ifes.

 

 

O que fazer, então, para manter a sustentabilidade financeira da UFRRJ?

 

 

Primeiramente, apresentar aos dirigentes institucionais o quadro orçamentário projetado e, a seguir, abrir a discussão sobre as ações possíveis. O debate sobre o assunto tem sido realizado congregando a Reitoria, os pró-reitores, os diretores de instituto, de campus e a representação do DCE. Este coletivo indicou comissões para estudar e propor as medidas possíveis de serem implementadas para que a Rural possa manter o seu equilíbrio orçamentário e atender as suas demandas.

 

A Comissão para tratar do custeio é presidida pelo vice-reitor, professor Eduardo Mendes Callado, e formada pelo pró-reitor adjunto de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, professor Roberto Rodrigues; pela pró-reitora de Assuntos Financeiros, profa. Nidia Majerowicz; pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, prof. Daniel Ribeiro de Oliveira; pelo diretor do Instituto de Tecnologia, prof. Gilson Candido; pelo diretor do Campus Nova Iguaçu, Geraldo Pinheiro; e pelo representante do DCE, estudante Domenico Fucci (Ciências Econômicas).

 

Diante dos dados orçamentários, a comissão deliberou por atuar inicialmente sobre três elementos de despesa do custeio: terceirização, transporte institucional, diárias e passagens. A primeira decisão foi reduzir o valor destinado à terceirização em 30%, proposta ratificada pela gestão central da UFRRJ.

 

Para tanto, a Reitoria enviou aos setores dos campi Seropédica e Campos de Goytacazes uma circular com a solicitação de redução, acompanhada do quadro de servidores terceirizados planejado para cada setor, referente aos novos contratos. Há que se destacar que sete novos contratos de serviços operacionais e administrativos encontram-se em fase de implantação, totalizando cerca de R$ 17.000.000 por ano.

 

Até o dia 9 de outubro, a Reitoria recebeu as propostas dos setores e, após a reunião da Comissão de Custeio, realizada em 14 de outubro, foi deliberada uma nova rodada de consultas a alguns setores que terão de reapresentar uma proposta de redução até o dia 19 de outubro. A intenção é que os estudos estejam concluídos até o dia 23 de outubro. Isto porque, em 3 de novembro, terão início os três novos contratos administrativos e serão realizados ajustes nos contratos operacionais iniciados em outubro de 2015. Em que pese a dureza e complexidade destas decisões, elas são necessárias e representam uma atitude de responsabilidade com o presente e o futuro da instituição.

 

Professora Nidia Majerowicz, pró-reitora de Assuntos Financeiros


Postado em 21/10/2015 - 09:18 -

Notícias Relacionadas

Denúncia sobre a situação orçamentária das Ifes do estado do Rio de Janeiro e repúdio aos cortes
Andifes: ‘Governo federal faz novo corte na educação e inviabiliza funcionamento das universidades’
Webconferência abordará orçamento e situação das obras na UFRRJ
Nota sobre a execução orçamentária da UFRRJ em 2020
Administração Central divulga relatório da execução orçamentária 2019

Últimas Notícias

Skip to content