Uma UFRRJ cada vez mais internacionalizada promoveu, em 26 de setembro, um encontro que marcou a primeira ação do Núcleo de Acolhimento a Visitantes Estrangeiros (Nave). A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Reitoria receberam alunos da graduação e da pós-graduação da Rural provenientes de países como Moçambique, Angola, Cabo Verde, Alemanha, Peru, entre outros. A reunião foi um espaço para que os discentes estrangeiros falassem sobre suas expectativas e experiências no país e em nossa instituição.
De acordo com a Corin, “o Nave foi criado para acolher visitantes estrangeiros, visando melhorar a comunicação entre a administração e os alunos, além de oferecer suporte”. A intenção do Núcleo é promover “interação entre os próprios alunos estrangeiros, permitindo uma maior empatia entre eles diante de situações desafiadoras que são inevitáveis em meio a mobilidade internacional, como por exemplo diferenças culturais”.
Estiveram presentes ao encontro o vice-reitor César Augusto Da Ros; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, José Luis Luque; a coordenadora da Corin, Shana de Mattos; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Glauco Favilla; a coordenadora o curso de Serviço Social, Marisol Valencia Orrego; e a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Andreza Amaral da Silva.
Leia a matéria que a Corin preparou sobre o evento em https://institucional.ufrrj.br/corin/nucleo-de-acolhimento-a-visitantes-estrangeiros-nave-reune-os-estudantes-estrangeiros-em-encontro-inedito-e-historico/
Texto: Corin/UFRRJ
Edição e fotografias: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ