por Cleiton Bezerra
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realiza, nos dias 11, 12 e 13 de março, o evento oficial de boas-vindas da Administração Central. Direcionado a toda comunidade acadêmica, especialmente os ingressantes aos cursos de graduação em 2019.1, as Aulas Magnas abordam o tema “Direitos Humanos”.
Durante a terça-feira (12), o câmpus Seropédica recebeu a atividade. O evento teve início com uma apresentação musical do trio de cordas do Projeto Paganini, formado por alunos da UFRRJ que atuam no Centro de Arte e Cultura (CAC).
Trio de cordas do Projeto Paganini durante apresentação na Aula Magna de 2019.1 (Foto: Cleiton Bezerra)
Na solenidade das 14h (direcionada aos cursos matutinos, vespertinos e integrais), a mesa foi composta pelo Reitor da UFRRJ, Ricardo Luiz Louro Berbara; pelo Pró-Reitor de Graduação, Joecildo Francisco Rocha; pelo Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Edson Jesus de Souza; pelo Pró-Reitor de Extensão, Roberto Carlos Costa Lélis; e pelas representantes da ADUR (Associação dos Docentes da Rural) e do SINTUR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rural), Ivanilda Reis e Célia Otranto, respectivamente.
Da dir. para esq.: Célia Otranto, Ivanilda Reis, Ricardo Berbara, Joecildo Rocha, Roberto Lélis e Edson de Souza
(Foto: Cleiton Bezerra)
Mesa
O Reitor da UFRRJ presidiu a mesa, saudou os novos alunos e falou sobre o papel de destaque que a Rural tem em relação ao suporte aos alunos. “Dentre as universidades públicas do Brasil, nós somos uma das mais gratuitas. Ou seja, nós somos uma das universidades que mais dá auxílio dentre todas. Nós temos alojamento gratuito, restaurante universitário subsidiado, temos mais 3.500 bolsas e temos orgulho disso. Parabéns a todos, espero que vocês sejam muito felizes aqui”, destacou.
Reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, durante seu pronunciamento na Aula Magna de 2019.1 (Foto: Cleiton Bezerra)
A diversidade na universidade pública é de vital importância, essa foi a mensagem presente na fala do Pró-Reitor de Graduação, Joecildo Francisco Rocha. “Nós, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, devemos garantir a diversidade e entender que esse espaço não é um privilégio, mas sim um direito que nos possibilita buscar a promoção da igualdade, justiça e desenvolvimento da sociedade”, disse.
Palestra
Conduzindo a palestra da Aula Magna realizada na solenidade das 14h (direcionada aos cursos matutinos, vespertinos e integrais) esteve o professor Jonas Alves. O docente, que pesquisa sobre direitos humanos e é membro do Departamento de Educação e Sociedade – IM/UFRRJ, trouxe o tema “Direitos Humanos e o compromisso social da Universidade”. “É muito importante levantar o debate sobre esses temas dentro da comunidade universitária. Acho que foi um acerto a Prograd ter escolhido o tema de direitos humanos para ser refletido junto com os alunos que estão ingressando agora”, ponderou.
Professor do Departamento de Educação e Sociedade – IM/UFRRJ, Jonas Alves, durante a aula sobre direitos humanos (Foto: Cleiton Bezerra)
A aluna do 1º período de Medicina Veterinária, Juliana Gonçalves, assistiu a Aula Magna juntamente com a sua irmã, Caroline Gonçalves, que está no 3º período de História. “Foi muito boa a palestra, os jovens estão precisando realmente ouvir sobre os pontos que foram aqui levantados. Agrega muito. Porém, infelizmente muitos não ficaram até o fim, mesmo todos precisando escutar, pois hoje em dia estamos observando um verdadeiro ataque aos direitos humanos”, ressaltou Juliana.
As irmãs e estudantes da UFRRJ, Caroline Gonçalves e Juliana Gonçalves, respectivamente, após o término da Aula Magna (Foto: Cleiton Bezerra)