A Cotic/Propladi informa que desde 20/10, a UFRRJ trabalha com mais uma linha de transmissão de dados da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para o nosso datacenter. Esta segunda linha (link redundante) permite que, caso haja uma interrupção na transmissão de dados pela linha principal, a transmissão seja deslocada para a outra (segunda) sem a interrupção do serviço. Como a maior causa de indisponibilidade de internet na Rural está relacionada ao link da RNP, esta ação reduzirá grande parte dos transtornos originados por falta de conexão.
Desde 2017, várias reuniões foram feitas entre a Propladi e os gestores da RNP para que este serviço fosse disponibilizado. Entretanto, somente após o evento de indisponibilidade ocorrido no final de 2019, em que a Rural ficou quatro dias sem internet devido ao rompimento da fibra, a RNP acatou nossos pedidos e iniciou o processo para atender a demanda.
De acordo com o pró-reitor Roberto Rodrigues, a pandemia atrasou as obras de instalação da linha secundária, mas os serviços foram retomados na metade do ano. “Após o rompimento da fibra principal ocorrido no dia 19 de outubro, a Cotic/Propladi entrou em contato com Rede nacional de Pesquisa e solicitou a habilitação da linha secundária, pois a obra tinha sido concluída no dia anterior. A solicitação foi atendida e representa um grande passo na melhoria da nossa infraestrutura de tecnologia da informação”, comentou o titular da Propladi.