Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Nota sobre o processo eleitoral da UFABC 

Nota sobre o processo eleitoral da UFABC 

Em linha com a nota Andifes de 5 de março (Ofício 26/2018 dirigido ao Ministro da Educação), nós, pró-reitores de Planejamento e Administração abaixo assinados, externamos igualmente a preocupação com o respeito à autonomia universitária na escolha de seus dirigentes.
As Universidades Federais realizam processos democráticos de consulta às suas comunidades acadêmicas, que trazem elementos para a decisão final e soberana de seus Conselhos Universitários para indicar o futuro reitor de cada IFES. Tradicionalmente o primeiro indicado é referendado como reitor, tanto pelo Conselho Universitário quanto pelo Ministério, como respeito à autonomia das universidades e a sua capacidade de definir seus dirigentes.
O processo de escolha dos Reitores pela comunidade acadêmica está intimamente ligado a reconstrução democrática do país, e consagrado na Constituição de 1988, através dos artigos 206 e 207 de nossa Carta Magna. A nomeação do Reitor escolhido legitima as ações e a gestão do dirigente máximo, respaldado em sua comunidade. Como mostram experiências anteriores, a possibilidade de nomeação de Reitores à revelia das escolhas feita pelas comunidades acadêmicas, aponta para uma crise no funcionamento durante os 4 anos dos mandatos, já que tais reitores seriam considerados ilegítimos pelas comunidades.
Chamam a atenção os cada vez mais recorrentes atrasos para as nomeações de reitores eleitos e, em especial, o caso atual da UFABC. As notícias indicam que o candidato eleito, escolhido pela consulta interna e eleito pelo Conselho Universitário da UFABC, corre o risco de não ser nomeado e tomar posse como novo reitor. Tais fatos preocupam a nós, Pró-Reitores de Planejamento e Administração, pois pode representar precedente de intervenção na autonomia das Universidades Federais, ao utilizar o mecanismo de lista tríplice desconsiderando a indicação do primeiro colocado. Solicitamos respeito às nossas instituições e à legitimidade dos processos de escolha de seus dirigentes.
Assinam
Roberto de Souza Rodrigues – Pró-Reitor UFRRJ
Tânia Mara Francisco – Pró-Reitora de Administração da Unifesp
Anilton Salles Garcia – Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFES
Darizon Alves de Andrade – Pró-Reitor de Planejamento e Administração UFU
Roberto Gambine – Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças UFRJ
Máximo Eleotério Martins – Pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento UFOP
Claudio Lana – Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento UFOP
Gisele Borges de FarIa Souza da Silva – PROPLAN Universidade Federal Fluminense
Inessa Laura Salomão – CEFET-RJ
Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior – Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional UFABC
Eduardo Salomão Condé – Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças UFJF
José Alberto Ferreira Filho – Pró-Reitor UNIFEI
Pedro Fiori Arantes – Pró-Reitor de Planejamento UNIFESP
Lucas Cezar Mendonça – Pró-Reitor de Planejamento da UNIFAL-MG
Vera Lúcia Meneghini Vale – Pró-Reitora de Administração da UFSJ MG
Gustavo Melo Silva – Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento UFSJ
Vagner Miyamura – Pró-Reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura – Unila
Otávio Martins Peres – Pró-Reitor de Planejamento da UFPel
Ricardo Hartlebem Peter – Pró-Reitor Administrativo  UFPel
Fernando Marinho  Mezzadri – Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR
Leandro Mateus Silva de Souza – Pró-Reitor de administração da UFCSPA
Luis Hamilton T.P. Júnior – Pró-Reitor de Planejamento e Infraestrutura da UNIPAMPA
Jair Napoleão Filho – Pró-Reitor de Administração da UFSC.
Hélio Henkin, Pro-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS
Alessandra Dahmer – Pró-reitora de planejamento da UFCSPA
Charles Dam Souza Silva – Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Rondônia
Otacilio Moreira de Carvalho Costa – Pró-Reitor de Planejamento da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida – Pró-reitor de Administração da UFAM
Kleomara Gomes Cerquinho – Pró-Reitora de Planejamento da UFAM
Emanuel Cristian Tischer  – Pró-Reitor de Infraestrutura da UFRR
José Mascarenhas –  Pró-reitor de Planejamento da UFRB
Denise Imbroisi – Decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional – UnB
Maria Lucilia dos Santos – Decana de Administração UnB
Alberto de Faria – Secretário de Infraestrutura da UnB
Lucas França Rolim – Secretário de Infraestrutura – Unifesspa
Dulce Maria Tristão – Pró-Reitora de Planejamento – UFMS
Bruno Cesar Souza Moraes – Pró-Reitor de Administração UFMT
Vander Soares Matoso  – Pró-Reitor de Administração UFGD
Cristiane Stolte – Pró-Reitora de Avaliação Institucional e Planejamento UFGD
Poty Rodrigues de Lucena – Pró-Reitor de Planejamento – UFOB
Aluisio Mario Lins Souto –  Pró-Reitor de Administração da UFPB
Flávio José Domingos – Pró-Reitor de Gestão Institucional da UFAL
Robson Maia Geraldine –  Pró-Reitor de Administração e Finanças da UFG
Loreine Hermida da Silva e Silva – Pró Reitora de Planejamento UNIRIO
Tereza Christina M A Veloso – Pró-reitor de planejamento UFMT
Carolina Guimarães Raposo – Pró-Reitora Planejamento UFRPE

Postado em 16/03/2018 - 14:14 -

Últimas Notícias

Skip to content