A Administração Central da UFRRJ repassa informação do MEC sobre contingenciamento no orçamento de 2017, divulgada na reunião do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), realizada de 7 a 9 de junho. Ficaram estabelecidos cortes de 15% no montante do nosso orçamento de custeio e de 40% no montante de investimento. Esta política do governo impactará expressivamente na execução de projetos dentro da UFRRJ. Dos R$ 10 milhões previstos no nosso orçamento para realização de obras e compra de máquinas e equipamentos, apenas R$ 6 milhões serão disponibilizados. Dadas as diversas demandas existentes nos quatro câmpus da UFRRJ, o desafio institucional será muito maior.
Quanto ao montante de recursos destinados à manutenção e operacionalização da estrutura já existente, a medida implicará em aumento na previsão do déficit já identificado pela nossa equipe. Logo, precisaremos fazer esforços maiores do que já estamos realizando.
Diante do exposto, convidamos toda a comunidade a ampliar o debate a respeito da grave dificuldade financeira vivida pelas Instituições Federais de Ensino Superior.
Reitoria