Prezados servidores técnico-administrativos,
Devido à pandemia da COVID-19, desde o dia 17/03/2020, a Administração Central da UFRRJ tomou a decisão de manter servidores técnico-administrativos, docentes e discentes em isolamento social, diante da gravidade da situação e dos sérios riscos de contágio pelo novo coronavírus.
Para mantermos a continuidade das atividades administrativas e acadêmicas, foi adotado o trabalho remoto. Este cenário representou, e ainda representa, uma imensa quebra de paradigma, que constitui um desafio para todos os segmentos da instituição.
Tendo em vista essa abrupta mudança na rotina do exercício do trabalho da modalidade presencial para o trabalho remoto, a Administração Central, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), encaminhará um questionário de caráter censitário destinado a todos os servidores técnico-administrativos, com o intuito de levantar alguns indicadores. Os dados a serem apurados terão como objetivo indicar as dimensões positivas e negativas do desempenho das atividades laborais desenvolvidas na modalidade de trabalho remoto, além de buscar mapear a disponibilidade do espaço físico e do aparato tecnológico para o desempenho das atividades laborais nesta modalidade de trabalho e, finalmente, procurar caracterizar os impactos do trabalho remoto no estado de saúde física e mental dos servidores.
Ressaltamos que o anonimato será criteriosamente assegurado, sendo os dados avaliados de forma coletiva, sem, absolutamente, focalizar em respostas individuais.
Espera-se diagnosticar os impactos desta modalidade de trabalho para os servidores técnico-administrativos, e assim, ajustar políticas imediatas, bem como discutir e redirecionar ações buscando minimizar possíveis efeitos negativos, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido, quanto na qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progep