Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Nota de solidariedade aos alunos que utilizam o RU

Nota de solidariedade aos alunos que utilizam o RU

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugurou o seu Restaurante Universitário (RU) em 1973. Desde então, o Bandejão nunca passou por uma reforma. Em 2017, foi tomada a decisão de fazer uma ampliação do espaço, para aumentar a oferta de 5 mil refeições por dia para 7 mil.

Lamentavelmente, duas empresas que venceram licitações para realização das obras não cumpriram suas obrigações e tiveram seus contratos rescindidos pela UFRRJ. É possível rever um histórico das obras no link https://portal.ufrrj.br/obras-no-bandejao-o-ru-fica-pronto-para-a-retomada-das-aulas-presenciais/. Diante deste quadro, foi necessário fazer nova licitação e a obra foi retomada em 14/12/2021, com a empresa Studio G Construtora Ltda e a previsão para o término total da segunda fase é agosto de 2022.

Com a impossibilidade de preparar as refeições no próprio RU, a Rural realizou licitação para o fornecimento das refeições (processo nº 23083.024768/2021-34) para a contratação de empresa para entrega de refeição transportada. O valor da refeição licitada é de R$14,62. A UFRRJ subsidia 90% deste custo para os estudantes. E, desde 7 de março de 2022, quando as aulas presenciais foram reiniciadas na UFRRJ, o alimento não era entregue em marmitas, mas transportado até o RU em caixas térmicas e servido em bandejas de inox a cada estudante. No entanto, como havia limitação de espaço no refeitório do RU em função das obras, só foi possível fornecer comida a duas categorias de estudantes: alojados e bolsistas. Porém, como havia a necessidade de atender a todos os alunos, em 26 de abril, foi feita uma consulta pública aos estudantes a respeito da maneira de entregar as refeições. Este fato pode ser consultado no link https://portal.ufrrj.br/consulta-publica-proaes-ufrrj-alteracao-do-fornecimento-de-alimentacao-do-ru-de-seropedica/

Cerca de 75% dos estudantes votaram na opção de que as refeições fossem oferecidas a todos os alunos, mesmo com a condição de que em vez de serem servidas em pratos e bandejas, fossem entregues em marmitas (assim, cada aluno poderia levar sua refeição para qualquer lugar, já que o RU em obras não comportaria todos). Desta forma, desde 31 de maio, as refeições têm sido entregues em marmitas. Confira o resultado da pesquisa https://portal.ufrrj.br/estudantes-decidem-refeicoes-no-ru-passarao-a-ser-oferecidas-em-marmitas/.

Ao longo desta semana, a qualidade das marmitas / quentinhas tem sido precária e, algumas vezes, estavam com aspecto e cheiro supostamente inadequados para o consumo.

Insatisfeito com a qualidade das marmitas / quentinhas, um grupo de estudantes foi recebido pelo reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Juliana Arruda, e por um grupo de membros da Administração Central. Houve um acordo de que a empresa Guelli Comércio e Indústria de Alimentação Ltda. seria informada e, de fato, ela comprometeu-se a melhorar a qualidade dos alimentos servidos nas marmitas.

No entanto, hoje, dia 3 de junho, no momento do almoço, equipe técnica do RU decidiu paralisar a entrega das marmitas diante da constatação de que, mais uma vez, os alimentos estavam supostamente inadequados. Desta forma, foi pedida ajuda ao curso de Engenharia de Alimentos que, prontamente, pegou uma marmita de cada lote para fazer análise em seu laboratório.

A UFRRJ vai notificar a empresa responsável pelas refeições e estuda medidas legais de repreensão da mesma.

A Rural entende que a liberdade de expressão é um direito de todos e que o diálogo é importante característica de uma instituição pública de educação. A UFRRJ se solidariza com os estudantes e entende que a luta estudantil é legítima e importante na constituição e organização da Universidade.

 


Postado em 03/06/2022 - 17:11 - Atualizado em 06/06/2022 - 11:27

Notícias Relacionadas

Andifes manifesta preocupação com situação orçamentária das universidades federais
Andifes participa de manifesto pró-democracia
Consu defende a democracia e a realização de eleições em um ambiente de paz e de tolerância mútua
Nota das Instituições Públicas de Ensino do Rio de Janeiro sobre o retorno ao presencial
Estrutura do Pavilhão Central não apresenta danos após ocorrência em agência bancária

Últimas Notícias

Skip to content