A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vem a público manifestar repúdio a quaisquer tipos de discriminação e de preconceito racial. A diferença é uma das características que compõem os seres humanos. E é justamente na diferença que reside a vitalidade, a beleza e as múltiplas possibilidades de produção de culturas. No entanto, as diferenças, historicamente (e de forma equivocada), foram representadas como produtoras de desigualdades, gerando, ao longo do tempo, preconceitos e discriminações sobre determinados grupos sociais, por conta da cor da pele, religião, gênero, orientação sexual, dentre outros marcadores sociais.
Repudiamos ainda qualquer tipo de atitude racista realizada no ambiente virtual, quer seja por meio de postagens, mensagens e/ou comentários com o intuito de ofender, coagir ou subalternizar qualquer pessoa ou grupo social, mesmo que de forma indireta, nas redes sociais.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro seguirá na luta antirracista, dando continuidade ao apoio de ações afirmativas e de atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais. Acreditamos que é através do diálogo e de ações formativas que conseguiremos desmantelar o racismo estrutural que permeia a nossa sociedade. Por isso, dar celeridade aos processos administrativos de investigação de casos de racismo, acolher as pessoas da comunidade universitária vítimas de violência (de qualquer natureza) e possibilitar canais permanentes de debate e atividades formativas sobre direitos humanos são ações importantes que a UFRRJ tem promovido, com o objetivo de que o respeito, a dignidade e a justiça sejam garantidos a todas e todos que fazem parte da comunidade ruralina.