O curso de Licenciatura em Educação do Campo e o Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da UFRRJ estão de luto pelo falecimento, no dia 16 de junho de 2025, da nossa querida professora Joselina da Silva.
A professora Joselina será uma ancestral inesquecível. Carinhosa, intelectual brilhante, companheira de muitas lutas e um exemplo a ser sempre referenciada.
Quando entrou em nosso curso, em 2015, iniciou um trabalho político e pedagógico que fez e faz a diferença. Orientou estudantes na reflexão sobre o combate ao racismo, organizou eventos, ministrou aulas e, o mais importante, com sua grandeza espiritual, inspirou estudantes de que é possível transformar o mundo.
Mulher negra, doutora e companheira, fazia os olhos de todes brilharem com sua generosidade, inteligência e referência negra em um espaço acadêmico que, muitas vezes, ignora a força ancestral do povo negro.
Neste momento, certamente, Joselina nos diria que não devemos ficar tristes, mas continuar nossa luta, com amor, carinho e companheirismo. A Licenciatura em Educação do Campo perdeu um ícone da luta antirracista do Brasil, mas vai continuar sua luta, se inspirando na sua grandeza ancestral. Somos todes Joselina da Silva.
Rio de Janeiro, 16/06/2025
Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ