O Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IA/UFRRJ) manifesta, com profundo pesar, o falecimento do professor Ary Carlos Xavier Velloso (nascido em 10 de março de 1940, viúvo de Marília), ocorrido na madrugada de 14 de dezembro de 2025.
Ele deixa três filhos e uma neta. Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ (1963), mestre em Ciência do Solo pela University of Califórnia (Riverside – USA, 1969) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela UFRRJ (1976), o professor Ary construiu uma trajetória acadêmica marcada pela excelência no ensino, na pesquisa e na formação de recursos humanos.
Após a aposentadoria, Ary manteve intensa atuação científica e docência na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Na UFRRJ, manteve também intensa atuação na política e administração universitária, onde foi diretor do Instituto de Agronomia e do movimento docente na Associação dos Docentes da Universidade Rural (ADUR).
Seu mérito foi reconhecido institucionalmente, incluindo a Comenda do Mérito Universitário da UFRRJ (2010). Sua contribuição para a Ciência do Solo foi especialmente relevante nos temas de Química e Mineralogia do Solo, com ênfase em Química de Superfície e Processos Eletroquímicos em Solos Tropicais.
Neste momento, a UFRRJ se solidariza com familiares, amigos, colegas, ex-alunos e toda a comunidade acadêmica, expressando as mais sinceras condolências e reconhecimento pelo legado científico e humano deixado pelo professor Ary Carlos Xavier Velloso. Acima de tudo, Ary nos deixa a memória de uma figura humana excepcional em sua generosidade e atitude sempre positiva frente à vida, deixando um rastro de luz ao longo de sua trajetória.
Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IA/UFRRJ)