No feriado do dia 19/4, a Direção de Câmpus foi surpreendida com a chegada do Circo Babilônia no terreno recém-cedido pela SPU, em 30 de maio de 2018. A Divisão de Guarda e Vigilância do Câmpus entrou prontamente em ação, a fim de evitar o uso indevido do espaço público. Durante sua ação, constatou que o referido circo tinha uma autorização de montagem emitida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, bem como toda a documentação pertinente para seu funcionamento nos órgãos públicos (PMERJ, CBMERJ, etc).
Entendendo que tal autorização da Prefeitura de Nova Iguaçu, bem como dos outros órgãos da Administração Pública Estadual, tratava-se de um equívoco de boa fé, pois seguia um cronograma de utilização do terreno anterior à cessão a UFRRJ, a Direção de Câmpus apresentou à Superintendência de Controle Urbano da Prefeitura o documento comprobatório da doação do terreno pela União para a UFRRJ.
A Reitoria, em conjunto com as Direções de Câmpus e do Instituto Multidisciplinar, levando em consideração o caráter de manifestação artístico-cultural promovida pela atividade circense, além do fato de o circo ser responsável direto pela renda de 80 famílias, autorizou a permanência, pelo prazo improrrogável de duas semanas, para utilização do espaço. Tal medida visa tão somente dar prazo para a Administração do Circo Babilônia encontrar um novo local para promover suas atividades artísticas, bem como evitar causar qualquer tipo de prejuízo às famílias envolvidas que dependem da remuneração da atividade circense.
A Reitoria da UFRRJ, em conjunto com as Direções de Câmpus e do Instituto Multidisciplinar