Eleições CPPD – mandato 2021-2023 – Informe e apelo à Comunidade Docente
Prezadas e prezados docentes,
Cumprimento-os com estimas que estejam bem. Preciso compartilhar a situação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que é uma Comissão de suma importância para todos os docentes das Carreiras do Magistério Superior e EBTT.
A CPPD é uma assessoria à Reitoria e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que possui como principais atribuições apreciações dos seguintes assuntos: alteração de regime de trabalho docente, avaliação de desempenho para fins de progressão e promoção funcional, análise de afastamentos de longa duração, desenvolver estudos e análises que permitam fornecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de pessoal docente e de seus instrumentos. Compõem a CPPD os representantes, titulares e suplentes, de todas as classes de docentes e dois representantes da carreira EBTT eleitos pelos seus pares; representante do CEPE, Pró-Reitores acadêmicos e representação da ADUR.
No dia 07/10/2021 foi publicado o Edital nº 512/2021 e a Portaria nº 5356/2021 que normatiza a eleição para representantes titulares e suplentes da carreira do Magistério Superior e EBTT. As inscrições ficaram abertas de 11 a 29/10/2021, com previsão de prorrogação para 01 a 12/11/2021, caso não houvesse inscrição para todas as Classes. Findo este período, somente se inscreveram uma docente do CTUR e um docente Associado Classe D, inviabilizando assim a manutenção do processo eleitoral.
Um novo Edital terá que ser aberto, o que já está sendo providenciado junto ao Gabinete da Reitoria. Inicialmente, eu, Silvia Aparecida Martim, atual Presidente, não me candidataria para uma recondução, porém, diante desse cenário, resolvi dispor meu nome e minha força de trabalho para mais um mandato.
No entanto, faço um apelo aos meus colegas para que também se disponham a contribuir com os trabalhos desta Comissão e se inscrevam para representar suas respectivas Classes. Sem CPPD, todos ficarão em uma situação de vulnerabilidade, em especial no que tange às progressões e promoções funcionais.
Em breve divulgaremos novo Edital.
Cordialmente,
Silvia A. Martim (DCFis/ICBS)
Presidente da CPPD