Iniciativa inédita alcançará 1,25 milhão de docentes e marca avanço na inclusão escolar
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou nesta segunda-feira (9/12), no câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o maior programa de formação continuada do país com foco na educação inclusiva. A iniciativa beneficiará 1,25 milhão de professores da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns, promovendo práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
A Universidade Rural teve papel central na elaboração do curso. A professora Márcia Denise Pletsch, coordenadora da especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica da UFRRJ, atuou como consultora da Capes, ao lado de outros especialistas da área¹, contribuindo para a concepção do curso, para o desenvolvimento do material didático e de ações de acessibilidade curricular e tecnológica.
Com carga horária de 120 horas, o curso será ofertado na modalidade a distância e organizado em quatro módulos: (1) Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; (2) Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; (3) Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; (4) Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola. O conteúdo pedagógico está alinhado a evidências científicas que orientam a inclusão do público da Educação Especial nos sistemas de ensino comum.
Na solenidade de lançamento, o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues ressaltou a potencialidade das instituições federais de ensino superior para o planejamento e execução de ações inovadoras para promoção da inclusão. “As universidades precisam ser vistas como as instituições que chegam na ponta e permitem que as políticas públicas possam acontecer. Isso nós temos tentado fazer de uma forma cada vez mais assertiva, com parceria com o MEC. Nosso curso de licenciatura em Educação Especial é um grande exemplo disso”, afirmou.
Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, o curso em grande escala é uma resposta ao desafio de formação de recursos humanos para atender ao público da educação especial no Ensino Básico. “Ficamos felizes pelo MEC ter apostado nessa parceria com a Capes e com as universidades porque, de fato, as agências formadoras por excelência de melhor qualidade do país são as universidades públicas”, disse Alessio, que completou: “A Undime está junto nessa parceria para que a gente consiga alcançar cada um dos professores dos 5.568 municípios brasileiros”.
Já o diretor de Educação a Distância da Capes, Antonio Carlos Amorim, destacou que a iniciativa servirá como diretriz para os demais cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). “Um curso como esse, na forma como foi concebido, na sua matriz curricular, particularmente na produção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com o ineditismo de ser todo ele acessível, é uma experiência que será um marco dentro da Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, compartilhou.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, participaram da solenidade por meio de um vídeo, em que comentaram a importância do programa. Presente no evento, o coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial da Secadi, Marco Antonio Melo Franco, reforçou a relevância de assegurar a formação dos docentes da Educação Básica para promover a equidade e garantir uma escola de fato para todos, com a participação plena dos públicos da Educação Especial.