A disputa reuniu alunos, professores e participantes externos durante os finais de semana

O I Torneio de Xadrez da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), organizado pelo Museu de Rochas e Minerais, chegou ao fim no sábado (01/11). O evento reuniu alunos, professores e participantes externos durante alguns finais de semana de outubro.
A competição finalizou premiando os três melhores competidores: Guilherme Leonardo Morais Santos foi o campeão do torneio, enquanto Guilherme Augusto de Carvalho Lopes e João Vitor Oliveira da Silva, ficaram em segundo e terceiro lugar (foto acima).
A professora Soraya Almeida, do Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ, garante uma nova edição para o ano de 2026 com a expectativa de manter o mesmo entusiasmo.
“Realizar um evento de xadrez no museu tem a ver com aproximar pessoas e valorizar o espaço público. O museu, por si só, é um lugar que recebe pessoas de diferentes idades, cidades e perfis, e carrega uma dimensão simbólica: é um espaço de memória, cultura e reflexão. O torneio é uma forma concreta de integrar a universidade com a comunidade. O uso do tabuleiro esculpido em rocha na partida final, por sua vez, faz a conexão entre o mundo da ciência e o esporte”, disse a professora.
Confira a seguir fotos das primeiras fases da competição:

Serviço
Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ
Endereço: Instituto de Geociências – BR-465, Km 7 – Seropédica/RJ. CEP: 23.897-000.
Aberto à visitação do grande público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Agendamento de visitas pelo e-mail: museurm@ufrrj.br
Instagram: @mrm.ufrrj
Texto: Ruan Fernandes, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Fotos: Divulgação – Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ.
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.