Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Museu da Química, em parceria com o GEPEC, recebeu alunos e professores para uma imersão no universo da química, com jogos e atividades sobre a ciência.
Nos dias 22 e 23 de outubro, o Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni e o GEPEC, Grupo de Extensão em Práticas de Ensino de Ciências, projetos de extensão vinculados ao Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), promoveram uma programação especial dedicada à SNCT, o maior evento de divulgação científica do país.
As atividades contaram com a presença de diversas escolas da educação básica. Os estudantes conheceram o acervo do Museu, participaram de jogos e experimentos, e entraram em contato com a química presente no nosso cotidiano. A estimativa é que mais de 200 pessoas visitaram o Museu nesses dois dias.






Para Andressa Esteves, curadora do Museu da Química e professora do Departamento de Química Orgânica, a SNCT é um convite à ciência. “Essa é uma ótima oportunidade para mostrar como a química está inserida no dia a dia. Quem está de fora acha que é uma coisa distante, complicada. E não é por aí. A gente vive e respira ciência o tempo todo. Mas a gente sabe disso aqui, nesse espaço da Universidade. Então essa é uma oportunidade para o público não especializado entrar em contato com esses conhecimentos, por meio dos jogos e das atividades mediadas pela equipe”. Ela argumenta ainda que as ações extensionistas desenvolvidas na Universidade são fundamentais para possibilitar esse contato.
A coordenadora do GEPEC e professora do Departamento de Química Analítica, Vanessa Gomes, destaca que o evento promove a aproximação entre estudantes da educação básica e o ensino superior, além de divulgar as atividades promovidas pelos dois projetos. “Muitas vezes, a população não entende que a Rural é de todos. Durante as visitas, a gente traz esse aluno para o ensino superior, mesmo que não seja para o curso de química”. Vanessa ressalta que, por ser pública e gratuita, a Universidade deve ser reconhecida como um espaço acessível a esses estudantes.
“Nós falamos para eles: ‘vocês já estão saindo daqui formados em química. São os futuros estudantes da Rural’. E os alunos gostam bastante, sempre falam que vão voltar outras vezes”, comentou Bruna Soares, aluna do curso de Química Industrial e voluntária do Museu da Química.
Bruna conta que o objetivo do Museu e do GEPEC é estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes da educação básica pela universidade, pela história da ciência, pela pesquisa e, principalmente, pela química. “Na escola, a química não é muito atrativa. Você não sabe como é a parte prática. Aqui, no Museu, os alunos vêem a química de uma forma diferente, mais legal. É um processo desafiador, mas é reconfortante saber que conseguimos trazer a ciência de uma maneira mais simples para o entendimento dos estudantes”.






Nesta edição, o tema da SNCT foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Para celebrar, a equipe do Museu da Química preparou jogos e atividades inspirados no tema. Além disso, o espaço do Museu recebeu uma decoração especial voltada à cultura oceânica.
Em uma das fotos, é possível observar um jogo de tabuleiro que explora a química presente nos oceanos. As cartas traziam curiosidades, informações e perguntas sobre o mar e sua relação com a ciência, criando uma dinâmica leve e divertida.
Em um dos experimentos apresentados, o objetivo era demonstrar a diferença de densidade entre a água doce e a água salgada. Para isso, a equipe utilizou dois recipientes, um com água doce e outro com água salgada, e lançou diferentes objetos. Os estudantes precisavam observar o comportamento dos objetos e determinar em qual dos recipientes cada um flutuava ou afundava. Ao final do experimento, os alunos aprenderam que a água salgada é mais densa por conta dos sais dissolvidos, o que explica por que os objetos, e até mesmo as pessoas, flutuam com mais facilidade no mar.


Para mais informações sobre o Museu da Química e o GEPEC, acesse os perfis no Instagram: @/museudaquimica.ufrrj e @/gepec.iq.ufrrj.
Acesse também o site do Museu: https://museudaquimica.ufrrj.br/
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Texto e fotos: Laura Berg – estudante de Jornalismo da UFRRJ e bolsista do Museu da Química.
Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo.