Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acadêmico
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DGCC
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Museu da Química e GEPEC destacam a presença da ciência no cotidiano na SNCT

Museu da Química e GEPEC destacam a presença da ciência no cotidiano na SNCT

Divulgação Científica | 03/11/2025 - 08:32

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Museu da Química, em parceria com o GEPEC, recebeu alunos e professores para uma imersão no universo da química, com jogos e atividades sobre a ciência.

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni e o GEPEC, Grupo de Extensão em Práticas de Ensino de Ciências, projetos de extensão vinculados ao Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), promoveram uma programação especial dedicada à SNCT, o maior evento de divulgação científica do país. 

As atividades contaram com a presença de diversas escolas da educação básica. Os estudantes conheceram o acervo do Museu, participaram de jogos e experimentos, e entraram em contato com a química presente no nosso cotidiano. A estimativa é que mais de 200 pessoas visitaram o Museu nesses dois dias. 

Para Andressa Esteves, curadora do Museu da Química e professora do Departamento de Química Orgânica, a SNCT é um convite à ciência. “Essa é uma ótima oportunidade para mostrar como a química está inserida no dia a dia. Quem está de fora acha que é uma coisa distante, complicada. E não é por aí. A gente vive e respira ciência o tempo todo. Mas a gente sabe disso aqui, nesse espaço da Universidade. Então essa é uma oportunidade para o público não especializado entrar em contato com esses conhecimentos, por meio dos jogos e das atividades mediadas pela equipe”. Ela argumenta ainda que as ações extensionistas desenvolvidas na Universidade são fundamentais para possibilitar esse contato. 

A coordenadora do GEPEC e professora do Departamento de Química Analítica, Vanessa Gomes,  destaca que o evento promove a aproximação entre estudantes da educação básica e o ensino superior, além de divulgar as atividades promovidas pelos dois projetos. “Muitas vezes, a população não entende que a Rural é de todos. Durante as visitas, a gente traz esse aluno para o ensino superior, mesmo que não seja para o curso de química”. Vanessa ressalta que, por ser pública e gratuita, a Universidade deve ser reconhecida como um espaço acessível a esses estudantes. 

“Nós falamos para eles: ‘vocês já estão saindo daqui formados em química. São os futuros estudantes da Rural’. E os alunos gostam bastante, sempre falam que vão voltar outras vezes”, comentou Bruna Soares, aluna do curso de Química Industrial e voluntária do Museu da Química. 

Bruna conta que o objetivo do Museu e do GEPEC é estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes da educação básica pela universidade, pela história da ciência, pela pesquisa e, principalmente, pela química. “Na escola, a química não é muito atrativa. Você não sabe como é a parte prática. Aqui, no Museu, os alunos vêem a química de uma forma diferente, mais legal. É um processo desafiador, mas é reconfortante saber que conseguimos trazer a ciência de uma maneira mais simples para o entendimento dos estudantes”. 

Nesta edição, o tema da SNCT foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Para celebrar, a equipe do Museu da Química preparou jogos e atividades inspirados no tema. Além disso, o espaço do Museu recebeu uma decoração especial voltada à cultura oceânica. 

Em uma das fotos, é possível observar um jogo de tabuleiro que explora a química presente nos oceanos. As cartas traziam curiosidades, informações e perguntas sobre o mar e sua relação com a ciência, criando uma dinâmica leve e divertida. 

Em um dos experimentos apresentados, o objetivo era demonstrar a diferença de densidade entre a água doce e a água salgada. Para isso, a equipe utilizou dois recipientes, um com água doce e outro com água salgada, e lançou diferentes objetos. Os estudantes precisavam observar o comportamento dos objetos e determinar em qual dos recipientes cada um flutuava ou afundava. Ao final do experimento, os alunos aprenderam que a água salgada é mais densa por conta dos sais dissolvidos, o que explica por que os objetos, e até mesmo as pessoas, flutuam com mais facilidade no mar. 

Para mais informações sobre o Museu da Química e o GEPEC, acesse os perfis no Instagram: @/museudaquimica.ufrrj e @/gepec.iq.ufrrj.

Acesse também o site do Museu: https://museudaquimica.ufrrj.br/

Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/

Texto e fotos: Laura Berg – estudante de Jornalismo da UFRRJ e bolsista do Museu da Química.

Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo.

Notícias Relacionadas

Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.