Sessão de Letras reúne pesquisas que vão da crítica literária às discussões de gênero e clima, evidenciando a força feminina na produção acadêmica

A sessão oral da área de Letras integrou o segundo dia da 12ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), na tarde desta terça-feira (11), no auditório Paulo Freire, no ICHS. Ao todo, oito pesquisas foram apresentadas por discentes da graduação em Letras e do mestrado. Em sua maioria, os estudos foram baseados em obras literárias e abordaram temas como questões climáticas, análises linguísticas, filologia e valorização de vozes femininas, discutidos a partir de diferentes metodologias.
A pós-graduanda, Amabille Netta, do mestrado em Letras, trouxe a discussão sobre a obra “Cloc Clac (o velho, a bebê, você, ela e eu)”, de Beatriz Bracher: “Aqui na RAIC, observando tanto o meu trabalho quanto os demais, você consegue observar como a pesquisa da rural está caminhando”, destaca Amabille.

A mestranda Rita de Barros expôs seu estudo sobre dramaturgias, suas questões de vida e violência de gênero sofridas, que em breve será publicada na revista Seda, do curso de Letras da UFRRJ. Rita descreve a RAIC como uma chance de dar visibilidade às pesquisas e apresentação de autores pouco conhecidos durante a graduação.

O protagonismo da sessão foi feminino e valorizado pelas estudantes. Encerrando, os comentários da banca destacaram os pontos altos e baixos das apresentações, assim como a importância de cada um deles.
Texto e fotos: Larissa Ornelas e Nicole Avelino, estudantes de Jornalismo.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS.