A primeira mostra audiovisual a gente nunca esquece
No dia 21 de setembro aconteceu a primeira mostra de produções audiovisuais da UFRRJ. Intitulado “Capivaras – Mostra Audiovisual de Produções Ruralinas”, o projeto nasceu de uma parceria do CineCasulo com o Centro Acadêmico de Comunicação Social (Caco/UFRRJ) para difundir e promover uma reflexão com a sociedade a partir das produções de curtas-metragens produzidos por estudantes.
A primeira edição da mostra não foi competitiva e teve como objetivo integrar e valorizar as produções não apenas dos estudantes de Jornalismo, como também dos demais cursos da Universidade. O evento ficou marcado na memória de todos os participantes e telespectadores. “Foi um tempo precioso de dedicação, discussão e avaliação para fazer acontecer a mostra, sem contar como é incrível quando a universidade abre as portas e valoriza os trabalhos dos seus alunos”, disse Luísa Martinelli, estudante de Jornalismo e representante do Caco/UFRRJ.
A proposta da mostra é permanecer na história da Universidade com exibições semestrais e com o propósito de agregar ainda mais os projetos com a população de Seropédica e arredores. A linguagem audiovisual é uma aliada fundamental para o diálogo múltiplo, pois a representação e a empatia desenvolvidas e viabilizadas pelas narrativas tornam a sociedade com maior equidade.
Texto e fotos: Cleyton Santana, CCS/UFRRJ.