Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Moção de Repúdio: UFRRJ e Prograd manifestam-se contra a Portaria 46/2016 da Capes
Moção de Repúdio: UFRRJ e Prograd manifestam-se contra a Portaria 46/2016 da Capes
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apoiam a mobilização promovida pelo Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid) contra a Portaria 46/2016 da Capes. No último dia 23, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Rural aprovou uma Moção de Repúdio à Portaria 46/2016 da Capes que normatiza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid. De acordo com o documento, reproduzido integralmente abaixo, as novas regulamentações do Pibid alteram de maneira negativa a concepção da formação de professores, além de revogar a Portaria 96/2013 da Capes que, até então, orientava as ações do Programa.
“A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro torna pública a presente moção de repúdio à Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016, da Capes.
Segundo o entendimento desta Instituição, referendada pelos membros do PIBID/UFRRJ, coordenadores dos cursos de licenciaturas e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, a referida Portaria desfigura o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência, precariza o trabalho docente, além de interromper unilateralmente o Edital 2013.
Dessa maneira, solicitamos a retirada da Portaria nº 46 e a volta da vigência da Portaria nº 96”.
O ForPibid também emitiu uma carta “contra a opressão e pela coragem de formar professores”, em 27 de abril, veja.