A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin/UFRRJ) promoveu a Roda de Conversa “Ruralinos pelo mundo: a experiência da mobilidade acadêmica internacional” que reuniu estudantes de graduação que já realizaram mobilidade acadêmica e aqueles que foram aprovados no último edital do setor.
Coordenado pelas professoras Shana Mattos e Júlia Hauck, o evento ocorreu no dia 15 de março, às 14 horas, no Museu Casa do Reitor – Centro de Memória, no câmpus Seropédica da UFRRJ.
“Oportunidades como esta são cruciais para que possamos aproximar a Corin da comunidade discente e também para que os alunos que estão prestes a sair em mobilidade possam se sentir mais seguros e confiantes diante dos relatos de seus colegas. A ideia é que tal roda de conversa possa acontecer de forma periódica, permitindo assim uma maior integração entre todos, bem como a divulgação da importância da mobilidade acadêmica em toda a comunidade ruralina”, afirmou a professora Shana, coordenadora da Corin/UFRRJ.
Na ocasião, os alunos relataram diversas questões, como planejamento orçamentário, preparo curricular durante a graduação, moradia, transporte, seguros-viagem e, também, os problemas que enfrentaram e como os superaram.
O discente de Medicina Veterinária Matheus da Silva Fortes cursou um período na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. Matheus relatou que foi bem acolhido na instituição e que, por meio do estágio realizado na Universidade, pode ampliar sua gama de conhecimento. Também falou sobre as vantagens de morar numa cidade menor que possui um custo de vida inferior aos dos grandes centros portugueses.
Já a aluna de Direito do Instituo Multidisciplinar (IM/UFRRJ) Julia Douglas compartilhou que sonhava com a mobilidade internacional desde o início da graduação e que conseguiu realizar seu sonho estudando um semestre na Universidade de Coimbra, em Portugal. Julia optou por adiar a formatura para realizar a mobilidade, escolha da qual não se arrepende, pois considera a experiência uma das melhores escolhas da sua vida. A estudante publicou um artigo cientifico na sua área de estudos e ganhou prêmios em torneios de debate.
A discente Thatiane Orsini, também de Medicina Veterinária, passou um período na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e realizou estágio no Hospital Veterinário da instituição. A aluna disse que, além da oportunidade de praticar mais o seu espanhol, retornou da Argentina com uma bagagem diferenciada para exercer seu futuro profissional, já que pretende atuar na área de Cirurgia Veterinária.
Todos os estudantes participantes do evento enfatizaram a importância do auxílio fornecido pela Corin. Além isso, relataram que grande parte dos estudantes em mobilidade que conheceram no exterior não recebiam auxílio financeiro de suas universidades brasileiras ou recebiam valores muito inferiores. Outro ponto destacado pelos discentes foram os elogios que receberam dos professores estrangeiros no que tange à base acadêmica apresentada durante as suas aulas. Os ruralinos foram unânimes em declarar que voltaram valorizando ainda mais o ensino gratuito e de excelente qualidade que a UFRRJ proporciona.
Sobre a importância de eventos como a Roda de Conversa, a ex-discente ruralina de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e agora mestranda na Universidade de Viçosa, Hana Aimée Fraga, afirmou: “Partilhar a experiência da mobilidade acadêmica internacional é sem dúvida algo maravilhoso, pois em cada encontro se tem novos feedbacks do quanto essa vivência é agregadora de forma pessoal e profissional, no qual, se faz possível obter bons frutos e boas sementes para somar na Ciência do nosso país. Parabenizo a Universidade Federal Rural por investir na educação pública, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) pela visão de que a mobilidade acadêmica internacional tem papel fundamental na formação do futuro profissional e a Corin pelo incentivo e apoio presente na trajetória internacional acadêmica”.
Texto e fotos: Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin/UFRRJ).