Nesta quarta-feira, 13 de abril, integrantes das Pró-reitorias de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi); Graduação (Prograd), Extensão (Proext) e Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) se reuniram com membros do Conselho Universitário para discutir a metodologia do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Estiveram presentes diretores de institutos e dos câmpus de Três Rios e Campos dos Goytacazes, além de representantes dos técnicos e alunos.
O PDI é um documento oficial cobrado pelos órgãos de controle e também pelo Ministério da Educação. Ele consiste em planejar e dar as diretrizes para o desenvolvimento das instituições e possui durabilidade de cinco anos. Atualmente, a Universidade Rural está sob gestão do PDI de 2013-2017.
No entanto, já é preciso pensar em um novo plano e de forma coletiva. A intenção, dessa vez, é que a comunidade universitária adote a ideia de um planejamento estratégico, feito com antecedência e que seja factível de ser realizado.
– O objetivo é que o novo PDI paute as diretrizes para onde queremos estar daqui a cinco anos. E associado a isso temos a proposta de trabalhar com planejamento estratégico. No qual teremos metas e objetivos traçados de forma coletiva para trabalhar durante os próximos anos – ressalta Roberto Rodrigues, pró-reitor adjunto da PROPLADI.
Esse projeto deve ser discutido e trabalhado pelos próximos meses e precisa ser aprovado até maio de 2017. Até lá, os membros da comissão do novo PDI pretendem atender as demandas passadas ser uma espécie de norte: dar uma nova direção à Universidade.
Por Bruna Somma/CCS
Foto: Larissa Bozi/ CCS