O Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ, diante da obrigatoriedade do retorno integral das atividades acadêmicas presenciais a partir do dia 7 de março, determinado por decisão judicial, recomendou a adoção de medidas para a volta segura da comunidade universitária (leia o comunicado na íntegra em: https://bit.ly/3MBDQRp).
Na volta ao convívio nos câmpus, estudantes, professores e técnicos devem apresentar comprovante vacinal. O formulário para o encaminhamento do comprovante pelos discentes está disponível em: https://institucional.ufrrj.br/formulario-de-vacinacao-covid19-discentes/ . Já o formulário para os servidores pode ser acessado em: https://institucional.ufrrj.br/formulario-de-vacinacao-covid19-servidores/
De acordo com o Comitê, é obrigatório o uso correto das máscaras “durante todo o tempo de permanência nas instalações da UFRRJ”, recomendando sua utilização em todos os ambientes. As máscaras também são essenciais no transporte coletivo que circula dentro e entre os câmpus da Universidade.
Para os alojamentos e restaurantes, há protocolos específicos de biossegurança que devem ser seguidos pelos usuários. Mais informações em: https://bit.ly/3KjMOk5 e https://bit.ly/35AVMKZ
Em caso de febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldades para respirar), o Comitê recomenda que servidores, terceirizados ou alunos não compareçam à UFRRJ para qualquer atividade presencial. Nessas situações, deve-se procurar atendimento na rede de assistência básica de saúde. Se for servidor (docente ou técnico-administrativo), é preciso comunicar à chefia imediata para ser orientado quanto à possibilidade de executar tarefas de forma remota. Já os estudantes devem comunicar o professor responsável pela disciplina via e-mail.
Cuidem-se e sejam todos/as bem-vindos/as à UFRRJ!