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Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > MEC abre vagas em curso de educação inclusiva que será ministrado pela UFRRJ

MEC abre vagas em curso de educação inclusiva que será ministrado pela UFRRJ

Painel pintado pelos alunos na inauguração das obras de acessibilidade no ICHS, ICSA e IE da UFRRJ, câmpus Seropédica, em julho de 2024.

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ofertará 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

 

Reitor Roberto Rodrigues e Márcia Denise Pletsch, coordenadora geral do NAI, nas instalações de rampas e rotas acessíveis do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, concluídas em março de 2024.

A formação será realizada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Com carga horário de 120 horas, o curso será voltado para todos os professores que atuam em sala de aula de educação básica do país e será ofertado na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.

 

As inscrições começarão a partir de 21 de outubro, com oferta inicial de 250 mil vagas. A cerimônia de lançamento do curso acontece em novembro e as aulas terão início em março de 2025. A formação composta por quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

 

De acordo com o Censo Escolar 2023, há no Brasil 1,5 milhão de alunos da educação especial matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública de ensino. O dado evidencia a importância de investimentos na formação dos professores para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

 

Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ

 

A UFRRJ, desde 2023, oferta 400 vagas anuais para o curso de Licenciatura em Educação Especial, distribuídas entre os polos Seropédica, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Presidente Vargas e Três Rios.

 

A Universidade foi a terceira instituição pública de ensino superior do país a oferecer um curso na área e a primeira no estado do Rio de Janeiro. A graduação é semipresencial e é fruto de discussões realizadas no Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense e no Fórum Intermunicipal de Inclusão, a partir dos resultados de um projeto de pesquisa coordenado pela docente Márcia Denise Pletsch, coordenadora geral do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ). O curso inova por focar nos direitos humanos das pessoas com deficiência, dando centralidade à acessibilidade e suas diferentes dimensões, assim como o uso de tecnologia assistiva, principalmente a de baixo custo, que é a mais usada nas escolas públicas.

 

Plano de Acessibilidade da UFRRJ

 

Em 2021, foi aprovado o Plano de Acessibilidade da UFRRJ. Dentre as ações previstas no Plano, está um conjunto de iniciativas em prol da acessibilidade nos âmbitos arquitetônico, tecnológico, comunicacional, metodológico/pedagógico e atitudinal. Em março deste ano, foram concluídas as instalações de rampas e rotas acessíveis do câmpus Nova Iguaçu. A obra concluída no Instituto Multidisciplinar integra as iniciativas de acessibilidade física e arquitetônica, prevista no Plano como “rotas acessíveis”.

 

Já em julho deste ano foram concluídas as obras de acessibilidade no ICHS, ICSA e IE da UFRRJ, câmpus Seropédica. Na ocasião, o reitor da Universidade, professor Roberto Rodrigues,  destacou que, mesmo com a redução do orçamento das universidades federais nos últimos anos, a Rural continua avançando para se tornar uma referência no tema. “Hoje, a UFRRJ tem sido chamada por diversas universidades federais para apresentar nossas iniciativas em acessibilidade, não só física, mas também pedagógica e digital”, afirmou o reitor à época.

 

Texto: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC


Postado em 16/10/2024 - 09:25 -

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