O dia está agitado nos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu da UFRRJ, especialmente em sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Mais de 300 alunos já haviam realizado o procedimento de matrícula até as 15h de hoje (30). Nesse primeiro dia, no Câmpus Sede, calouros de 12 cursos foram convocados, amanhã (01) candidatos de mais 15 comparecerão para formalizar seu ingresso à Rural.
Com a bagagem cheia de esperanças, expectativas, brilho nos olhos e orgulho, os novos estudantes chegam à matrícula ainda apreensivos em relação ao que lhes aguarda, mas a certeza é que até agora fizeram a escolha certa entrar para a família ruralina.
Dentre os calouros de 2016-2 está Reneé Grariglia, ela foi aprovada para o curso de Medicina Veterinária e pretende passar a morar perto à Universidade, no “Km 49”, já que é natural da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), a aproximadamente 3 horas do Câmpus Seropédica.
Ela diz que passar para a Universidade foi uma surpresa, difícil de acreditar, mas garante que irá cursar a graduação com o mesmo entusiasmo e amor com o qual descobriu a aprovação. Sua maior expectativa para o período, que começa no dia 25 de julho, é a autossuperação. Reneé espera poder aprender a se virar sozinha e construir uma bela carreira.
“Eu não acreditei, cheguei a conferir algumas vezes se estava olhando a lista certa, chamei minha mãe e tudo pra ler pra mim, porque eu não conseguia acreditar”, conta entre sorrisos ao lembrar.
Graciele Torres é mãe de outra caloura. Moradoras de Araruama, na Região dos Lagos, ela espera que a filha tenha muito cuidado com os perigos do cotidiano e da vida universitária, mas não deixa de incentivar a cria.
“O céu e o mar são o limite para Maria Clara, ela pode tudo o que quiser!”, disse orgulhosa.
Maria Clara, que irá morar com o pai em Paracambi, durante a graduação, conta não ter acreditado na aprovação para o curso de Ciências Biológicas da Rural. A profissão é o seu sonho e a Rural sempre foi parte importante em sua imaginação. Ela diz reconhecer na Instituição um curso de ponta, pronto a lhe oferecer tudo o que precisa para se tornar uma excelente profissional:
“Eu só estou acreditando que passei agora, falando com você. Esse sempre foi o meu sonho e pra Rural eu só tenho as melhores expectativas.”
Já Igor Ramos matriculou-se em Administração. Ele comenta que atualmente estuda Direito em uma instituição de ensino privada, mas que cursar ADM em uma universidade federal sempre foi seu sonho.
“Eu fiquei muito animado, achei que estava olhando [a convocação para matrícula no Portal] no lugar errado. É sempre difícil de acreditar quando a noticia é muito boa”, relata.
NOVA IGUAÇU
A Rural e a Prograd também realizam matrículas de calouros no Câmpus Nova Iguaçu. Por lá, cerca de 250 candidatos de nove cursos são esperados nos dois dias de matrícula.