O Dia da Luta, realizado dia 30 de novembro no Instituto de Ciências Exatas (ICE), marcou profundamente a comunidade da UFRRJ, sendo idealizado pelo Centro de Arte e Cultura (CAC), em parceria com o Instituto de Ciências Exatas, o Grupo de Capoeira Tradição Cultural e a Escola de Taekwondo Marcial e Hoshinsull, o evento reuniu estudantes, familiares e visitantes em um dia de intensa emoção, envolvimento coletivo e celebração das artes marciais.
Sob a condução do Mestre Gnomo, o 17º Batizado e Trocas de Cordas de Capoeira abriu a programação com uma roda vibrante, carregada de musicalidade, ancestralidade e simbolismo, assim cada corda entregue representou mais do que uma mudança de graduação: revelou trajetórias individuais de esforço, superação e identidade cultural, com o público se emocionando com a energia compartilhada que mostrou a força da capoeira como expressão viva dentro da universidade.

Na parte da tarde, o evento seguiu sob o comando do Mestre Ederson com o Exame de Graduação em Taekwondo Marcial e Hoshinsull-do, que demonstrou disciplina, técnica e respeito entre os praticantes, com apresentações e avaliações que emocionaram familiares e convidados, reforçando a importância dessas práticas para a formação integral dos estudantes, demonstrando a união entre corpo, mente e valores.

Com integração, troca e pertencimento, o Dia da Luta reafirmou o papel da UFRRJ como espaço de cultura, esporte e vivência comunitária.
E a programação continuou com ainda mais atividades: no dia 02 de dezembro, a partir das 15h, o Prédio Principal (P1) se transformou novamente em um grande palco de arte, apresentações e celebração das produções das turmas do CAC. Tivemos como atração: Orquestra Jovem de Itaguaí, com uma linda apresentação de violino no jardim do Prédio Principal (P1). Além de exposições das turmas de: Criaturas do Barro, Criação Artística, Desenho e Pintura e Crochê.


Também contamos com parcerias incríveis para realização do evento! Agradecemos a participação e parceria do Sintur, Pitoresco e NBX 3D.
Encerrando a programação do dia, às 18h30, o palco do Auditório Gustavo Dutra (Gustavão) recebeu a turma de K-pop Intermediário, grupo Blackout e a peça “TUDO POR ELA”, encenada pela turma de teatro do CAC. Inspirado no universo de Dungeons & Dragons, o espetáculo acompanha a emocionante jornada de Agnes Evans através do módulo criado por sua irmã mais nova, Thaly. Com texto de Qui Nguyen e direção de Max Gomez, com faixa etária indicada para maiores de 14 anos.

E a emoção continuou com uma linda homenagem que os integrantes do Centro de Arte e Cultura (CAC) fizeram para a coordenadora Milena Amaral, agradecendo pela incrível administração do CAC durante o ano.


A comunidade prestigiou e celebrou mais um dia de arte, cultura e integração na UFRRJ, finalizando o período de 2025 da melhor maneira.