A Reitoria da UFRRJ manifesta apoio à pauta de reivindicações da categoria dos docentes, que no dia 23 de maio, por meio da decisão majoritária aprovada em Assembleia Geral Simultânea e Descentralizada da Associação dos Docentes da Universidade Rural, ADUR-RJ, deliberou favoravelmente pela deflagração de uma greve.
A Administração Central reconhece que a greve, além de ser um direito constitucional, é uma ferramenta de luta da categoria pela valorização do trabalho docente e de defesa da universidade pública, por meio de propostas de recomposição salarial e reestruturação da carreira, mas também das exigências de recomposição do orçamento das universidades e todas as ações correlatas.
Estamos sob a égide do pior momento histórico no que se refere ao orçamento universitário federal. Neste cenário de sucateamento das instalações acadêmicas e dificuldades de manutenção de itens básicos, algumas universidades têm informado a impossibilidade de se terminar o ano com os valores atualmente disponíveis. Em um grande esforço institucional, a UFRRJ tem buscado soluções para a manutenção das contas e de suas principais ações, como as de fomento ao ensino, pesquisa e extensão e de assistência estudantil.
Situada na periferia metropolitana fluminense, a Reitoria da UFRRJ tem plena ciência de que os cortes que assolaram o orçamento nos últimos anos têm implicação direta no funcionamento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, bem como na garantia do acesso e da permanência de nossos estudantes na Instituição.
Por essas razões, consideramos que um dos nossos desafios imediatos é lutar pela recomposição orçamentária como forma de garantir uma universidade mais inclusiva, justa e viável para toda sua comunidade universitária.
Administração Central da UFRRJ