O selo da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a Capes, reforça a credibilidade e a relevância dessa formação
Após o grande número de inscrições para a Especialização em Análise de Dados como Método de Apoio às Políticas Públicas, a Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD/UFRRJ) dará início à 2ª turma do curso na próxima segunda-feira (11/8). Com aproveitamento de 150 candidatos oriundos da lista de espera, em conformidade com a classificação do edital nº 01/2025, a oferta foi autorizada em junho pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O processo seletivo original, que é promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), foi divulgado em fevereiro de 2025. Na ocasião, o edital teve 1524 inscritos – destes, 1255 tiveram as inscrições deferidas e foram classificados no processo seletivo.
O coordenador do curso, Diógenes Ferreira Filho, garante que o curso alia rigor acadêmico e relevância social, respondendo à crescente demanda por agentes públicos capazes de transformar dados e informações em políticas mais eficientes e eficazes. “A administração pública reconhece a necessidade urgente de embasar decisões em dados e informações consistentes. Por isso existe essa demanda reprimida por capacitação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação”.
“O grande diferencial do curso é a combinação verdadeiramente integrada entre formação técnica em análise de dados e reflexão crítica sobre políticas públicas”, explica. “A matriz foi desenhada de modo transdisciplinar e orientado por projetos, conectando teoria estatística, tecnologia, direito, planejamento, análise e gestão pública ao longo de todo o percurso formativo, de forma a resolver problemas do cotidiano do serviço público”, conclui.
Ele avalia que o formato de Educação a Distância (EaD) com polos de apoio presencial foi um dos motivos que resultaram na procura elevada. “Podemos dizer que a marca histórica de mais de 1500 inscritos e a consequente autorização para abertura de uma 2ª turma se justificam em fatores como a flexibilização do horário de estudo e carga horária majoritariamente on-line. Isso tudo compatibiliza o estudo com a necessidade de trabalho e a escassez de cursos que integram a Análise de Dados à Gestão Pública”, disse.
A oportunidade envolve atividades presenciais, mas as inscrições não ficaram restritas ao Rio de Janeiro, onde existem polos de apoio: o edital recebeu candidatos de todos os estados do país, além de candidatos de países como Moçambique, Haiti, Cuba, Venezuela, Portugal, México, Alemanha, Honduras, El Salvador, Colômbia e Angola.
Diógenes também explica que essa arquitetura possibilita que o discente mantenha vínculo regional, devido aos polos de apoio presencial. “A flexibilidade se alinha ao perfil de profissionais que precisam se atualizar, sem interromper seu trabalho, garantindo a continuidade do serviço à população e qualificação profissional”, pontuou.
O professor adjunto do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ) comentou que os aprendizados observados na 1ª turma foram incorporados no planejamento da nova turma. “Todo o trabalho conjunto entre os docentes e tutores garantiram um acompanhamento mais próximo do discente, mas notamos a necessidade de reforçar o suporte pedagógico e canais de comunicação”, pontuou sobre o grupo que iniciou as aulas em abril.
Sobre o curso
Na modalidade de formação continuada, o Curso de Especialização em Análise de Dados como Método de Apoio às Políticas Públicas tem como objetivo geral capacitar agentes públicos municipais, estaduais ou federais, além de outros profissionais, em competências relacionadas à análise de dados para subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Com duração de 18 meses, a carga horária total de disciplinas é de 405 horas. A Especialização é ofertada na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), plataforma institucional da UFRRJ, complementada por outras ferramentas de apoio para ensino à distância e apoio de tutores e encontros pontuais nos polos. A oportunidade combina atividades assíncronas (vídeos, textos, fóruns, etc) com as atividades síncronas gerando mais flexibilidade.
Segundo o coordenador da especialização lato sensu, a formação desses agentes públicos “significa, na prática, dotar a administração pública de ferramentas estratégicas para a tomada de decisões baseadas em evidências, aumentando a transparência e efetividade – competências que hoje são imprescindíveis para políticas públicas sustentáveis”.
Através de uma trilha curricular que cobre o ciclo de políticas públicas orientadas por dados, a ementa dialoga diretamente com as atribuições diárias dos agentes públicos. Competências como diagnóstico, avaliação e comunicação de evidências, descritas no projeto pedagógico, são desenvolvidas no período. Nesse sentido, os três módulos do Projeto de Política Pública Baseada em Dados permitem que o aluno utilize os conhecimentos adquiridos ao longo dos três semestres para produzir o Trabalho de Conclusão de Curso.
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