O Colégio de pró-reitores de Graduação (Cograd) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) divulgou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, resultado de levantamento sobre a previsão de retorno ao ensino presencial. A pesquisa, feita em janeiro deste ano, aponta que a maioria das Ifes está com retorno presencial pleno previsto para março ou abril deste ano, e mais da metade delas está cumprindo o ano letivo de 2021.
O relatório mostra que quase todas as universidades oferecem atividades acadêmicas remotas, mas nenhuma delas trabalha somente com aulas na internet. Dentro de planejamentos próprios, todas as Instituições oferecem no formato presencial disciplinas práticas ou teórico-práticas, pesquisas em laboratórios e estágios supervisionados.
UFRRJ – Assim como a maioria das 55 Instituições que participaram da pesquisa, a UFRRJ programa o retorno integral das atividades acadêmicas ao modo presencial para 7 de março, dando continuidade ao período letivo 2021.2, iniciado em 31 de janeiro deste ano.
No momento (fevereiro/2022), há mais de 50 disciplinas sendo oferecidas nas salas de aulas e laboratórios de ensino da Rural. No período letivo 2021.1, os cursos de Química e Veterinária já haviam ministrado disciplinas presenciais, conforme noticiamos em nossos canais.
O relatório da pesquisa feita pelo Cograd pode ser lido aqui: Relatório Cograd fev 2022
Texto: CCS/UFRRJ com informações do Cograd.