Em 2003, o professor José Cláudio Souza Alves (ICHS/UFRRJ) publicava a primeira edição do livro “Dos Barões ao Extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense” – obra originada de sua tese de doutorado em Sociologia na USP. Vinte anos depois, este trabalho e as reflexões de seu autor seguem como referências tanto para pesquisadores quanto para jornalistas que investigam temas ligados à violência urbana e à segurança pública.
Reconhecendo este fato, o ‘Fórum Grita Baixada’ publicou uma reportagem especial sobre a obra que investigou as raízes históricas das milícias e “antecipou diagnóstico sobre um dos mais graves problemas de segurança pública no país”.
“O livro do professor José Cláudio é, acima de tudo, um trabalho de coragem e determinação”, disse a jornalista Viviane Nascimento, da TV dos Trabalhadores (TVT), em declaração reproduzida na matéria do ‘Grita Baixada’.
“Imprescindível para quem quer pensar o fenômeno da violência urbana no Rio de Janeiro para além da capital, entendendo suas particularidades e desafios próprios. Inspirou uma gama de pesquisadores, ativistas e jornalistas a também voltarem seus olhares e ações para a Baixada Fluminense. Doloroso notar que, vinte anos depois, as raízes de problemas tão graves, e expostas pelo professor, seguem se aprofundando e se ramificando. No entanto, é um alento pensar que ele também segue ativo”, completou Viviane.
Para ler a reportagem na íntegra, acesse https://www.forumgritabaixada.org.br/livro-que-explicou-as-origens-das-milicias-completa-20-anos
Em 2020, o livro “Dos Barões ao Extermínio” ganhou uma segunda edição, revista e ampliada, que pode ser adquirida no site da editora Consequência: www.consequenciaeditora.net.br
Texto: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)
Imagens: Editora Consequência e Fábio Leon (Fórum Grita Baixada)