A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do curso de Licenciatura em Educação Especial, participou da organização do 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CBCAA), realizado entre os dias 9 e 13 de setembro.
O evento foi promovido com a parceria entre a UFRRJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a ISAAC-Brasil, com a maior parte da programação sediada no câmpus Maracanã da Uerj. A UFRRJ recebeu parte da programação nos dias 9 e 10, em seu câmpus de Nova Iguaçu, onde foram realizadas uma palestra internacional, oficinas e minicursos.
Ao todo, mais de 600 participantes estiveram presentes, incluindo convidados internacionais e especialistas de diversas regiões do país. A professora Stefhanny Lobo e Silva, coordenadora do grupo de pesquisa EdEACA e docente do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ, atuou como vice-presidente do congresso, ao lado da presidente, professora Carolina Rizzotto
Schirmer (UERJ).
Além disso, ao longo da programação, estudantes da Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ tiveram participação de destaque. Mais de 50 alunos da UFRRJ e da Uerj atuaram como monitores, colaborando com a organização das atividades,
apresentando trabalhos científicos e participando de discussões teóricas e práticas sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa.
A presença da Licenciatura em Educação Especial no 10º CBCAA reforça o papel do curso na formação de profissionais voltados à inclusão e ao uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa em diferentes contextos, como o educacional. Por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o curso tem ampliado sua atuação em espaços acadêmicos e eventos científicos no cenário nacional.
“Foi uma honra representar nossa universidade na vice-presidência do congresso – um evento de grande importância não apenas para profissionais interessados na área da CAA, mas também para famílias e pessoas com necessidades complexas de comunicação. Ainda mais gratificante foi ver nossos estudantes atuando com tanto comprometimento e entusiasmo na organização do evento”, destacou a professora Stefhanny.
A programação realizada na UFRRJ ocorreu no dia 9 de setembro, no auditório da pós-graduação do Instituto Multidisciplinar – câmpus Nova Iguaçu, e contou com a palestra internacional de Claudia Marimon (Universidad del Desarrollo, Chile), que abordou
novas tendências da Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Nos dias seguintes, o congresso ofereceu minicursos e oficinas. Entre eles: Metodologias de Letramento e Alfabetização Abrangentes para Estudantes com Necessidades Complexas de Comunicação, com Simone Kruger (ProPEd – UERJ); Parceiros de Comunicação e Linguagem de Crianças Não Oralizadas com Síndrome Congênita do Zika Vírus e Outras Deficiências, com Paula Passos e Regina Chun (UNICAMP); oficina: CAA com Símbolos Táteis – Práticas Pedagógicas para Estudantes Cegos com Autismo, ministrada por Vilma Sampaio (ProPEd – UERJ).
A professora Stefhanny agradeceu o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, do Colegiado do curso de Licenciatura em Educação Especial, das professoras Márcia Plestch, Carline Borges e Mariana Pitanga, além dos estudantes que contribuíram para
a realização do evento.
Texto e fotos: curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ