As atividades contaram com intervenção de estagiários do Levica e voluntários da ONG. Foram realizadas oficinas com dinâmicas de conscientização sobre abuso sexual e formas de denúncia de assédios e violências. De acordo com pesquisas da TIC Kids Online Brasil de 2018, é estimado que menos de 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados às autoridades. Em mais ações pelo Maio Amarelo, o LEVICA estará também presente na Escola Municipal de Seropédica Racy Ribeiro Morandy, no dia 28 de maio.
Uma das formas de atuação do Levica é na formação de alunos de graduação, oferecendo estágio profissional pelo Serviço de Psicologia da UFRRJ, com orientação da professora Ana Cláudia Peixoto e desenvolvido em parceria com a Associação Vida Plena de Mesquita (@vidaplenademesquita), município situado na Baixada Fluminense.
Para mais informações sobre a atuação do grupo, visite o Instagram @levicaufrrj ou o Facebook https://www.facebook.com/levicaufrrj/ ou no canal do Youtube: LEVICA UFRRJ (nele é possível acessar vídeos informativos sobre o tema e playlist de capacitação para atuação com crianças vítimas de violência).
Texto e fotos: coordenação do Levica com colaboração da aluna de Jornalismo da UFRRJ Maria Fernanda de Freitas Sueth
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ