O evento de lançamento do livro “Crianças e adolescentes (in)visibilizados: Pesquisa, intervenção e extensão com crianças e adolescentes vítimas de violência”, organizado em função dos 10 anos do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (Levica/UFRRJ), aconteceu no sábado, dia 29 de junho, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, e contou com a participação de mais de 200 pessoas.
Estiveram presentes no evento representantes das áreas da justiça, assistência social, educação e saúde, além de pacientes, familiares e moradores das comunidades alcançadas pelo trabalho do Levica e da Associação Vida Plena de Mesquita (AVP). O evento também contou com apresentação da Orquestra Infantojuvenil da Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (Avicres) e performance do Ballet Florescer da AVP.
Além de iniciativas de entretenimento, foi realizada uma roda de conversa com objetivo de dar voz aos adolescentes (in)visibilizados e inserir as narrativas e a arte como fatores de proteção no combate aos abusos contra crianças e adolescentes.
A convidada especial Ana Lúcia Gomes de Alcântara, mestre em serviço social e assistente social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), apresentou as ações realizadas pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso das comarcas de Nova Iguaçu e de Mesquita para a proteção infantojuvenil no território.
Confira na galeria a seguir fotos do evento:
Acompanhe as ações do Levica/UFRRJ pelo Instagram @levica.ufrrj.
Saiba mais sobre a publicação
O livro “Crianças e adolescentes (in)visibilizados” foi organizado pela professora do departamento de Psicologia e coordenadora do Levica/UFRRJ, Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, e aborda pesquisa, intervenção e extensão com crianças e adolescentes vítimas de violência.
Na publicação, vários autores – entre eles, pesquisadores e profissionais nas áreas de psicologia, serviço social e medicina – discutem políticas públicas e ações em prol da proteção e melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes em diferentes contextos no Brasil, Portugal e Moçambique.
É possível adquirir a obra no site da editora CRV ou pela bio do @levicaufrrj no Instagram.
Texto: Levica/UFRRJ em colaboração com a aluna de jornalismo Maria Fernanda de Freitas Sueth.
Fotos: Divulgação Levica/UFRRJ. Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.