A psicóloga clínica Carolina Santos Victorino, egressa do curso de Psicologia da UFRRJ, fala sobre “Violência e crianças negras” no perfil do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (Levica) no Instagram (para acessar o vídeo, clique na imagem abaixo).
O tema, de relevância mundial, ganhou ainda mais destaque com os movimentos sociais e protestos recentes surgidos nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, sufocado por um policial na cidade americana de Minneapolis. No Brasil, os recentes casos de morte de crianças negras em operações policiais nas comunidades do Rio de Janeiro também provocaram uma série de manifestações. Abaixo, cards produzidos pelo Laboratório com dados do Brasil.
O Levica trabalha na prevenção e intervenção contra a violência a crianças e adolescentes. Uma de suas frentes de atuação é o estágio oferecido pelo Serviço de Psicologia da UFRRJ, supervisionado pela professora Ana Cláudia Peixoto e desenvolvido na sede da Associação Vida Plena de Mesquita, município situado na Baixada Fluminense. Para mais informações sobre a atuação do grupo, visite o Instagram @levicaufrrj ou o Facebook https://www.facebook.com/levicaufrrj/