A Semana IMpreender, evento semestral organizado pela Empresa Júnior do curso de Administração da UFRRJ câmpus Nova Iguaçu, com a orientação de docentes Carlos Cunha e Letícia Verissimo, faz parte do calendário acadêmico do curso de Administração do Departamento de Administração e Turismo (IM/UFRRJ).
O evento foi iniciado com a atividade “Seminários de Extensão”, quando todos os projetos de extensão curricularizados do curso são apresentados. O professor Marcos Benac, coordenador de Seminários de Extensão, relatou a importância da extensão na graduação. “Este seminário é uma ação de extensão organizada por alunos. Ele, por si só, já representa uma atividade extensionista, sendo feito por alunos, para alunos e para toda a comunidade acadêmica. O seminário busca cumprir alguns objetivos. Dentre eles, revisar os conceitos de extensão e de extensão curricularizada. Também se propõe a apresentar a solução encontrada pelo curso para operacionalizar essa curricularização que são, de acordo com o PPC do curso, os Percursos Extensionistas, e mostrar como esses percursos são efetivamente realizados, por meio de projetos de extensão desenvolvidos pelos professores nas principais áreas da formação”, afirmou Benac.
No primeiro dia da Semana IMpreender, vários Percursos Extensionistas (projetos de extensão coordenados por professores do curso de Administração) foram apresentados, como o “Clube de Debates” (coordenadoras Michele Muniz e Janaína Machado), “Projeto de Comunicação Institucional” (coordenadora Susana Webering), “Projeto de Logística Reversa de Medicamentos” (coordenadores Mariana Wolff, Eduardo Fortes, Eliane Cortes), “Projeto Finanças para Todos” (coordenadores Mariana Wolff e Eduardo Fortes).
Na área do Percurso Extensionista de Marketing e Comportamento do Consumidor, dois impactantes projetos foram apresentados, a “XVII Feira de Marketing” (projeto que ocorre desde 2017, coordenado pela professora Janaina Souza, junto com o professor Marcos Benac e Bill Pereira e organizado pelo GEMTE) e o Projeto “Marketing Digital para Organizações Sociais” (coordenado pelo professor Bill Pereira e a professora Janaina Souza).
O projeto “Marketing Digital para Organizações Sociais” é protagonizado pelos discentes Ana Beatriz Freire, Ana Julya Rodrigues, Clarissa Moutinho, Eloísa Guimarães, Giullia Azevedo, Jonathan de Freitas, Julia Gomes, Vanessa Dovia e Yasmin Paim, que após seleção e triagem, escolheram para desenvolvimento da Consultoria em Marketing Digital a artesã, professora e Empreendedora Social Regina Glaucia (@ateliereginaglaucia). Regina foi selecionada pelo seu relevante compromisso social de transformar o mundo ao seu redor através do ensinamento do artesanato, principalmente acolhendo mulheres que passam por vulnerabilidade. Nesta consultoria de Marketing, os alunos, orientados pelos professores de Marketing Bill Pereira e Janaina Souza após a fase de diagnóstico e planejamento, também se propõem à implantação de algumas estratégicas de marketing digital, sempre de acordo com os interesses a cliente.
Para a professora Janaina Souza, projetos como este formam, para além das competências, estruturas humanizadas e empoderadas do fazer profissional. Condições que somente a extensão, quando associada à pesquisa e ao ensino, é capaz de proporcionar.
Texto e fotos: Ana Beatriz Freire, Ana Julya Rodrigues, Clarissa Moutinho, Eloísa Guimarães, Giullia Azevedo, Jonathan de Freitas, Julia Gomes, Vanessa Dovia e Yasmin Paim (alunos de Administração) e professora Janaina Nascimento Simões de Souza